quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O Que é Ser Igreja? Parte 3 (Final)



“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Efésios 4:4-6

Somos ensinados que há um só corpo, ou seja, a igreja de Cristo é uma só Nele. São as Denominações e instituições religiosas que se dividem. Isso gera a falsa ideia de que para pertencer a igreja seria preciso fazer parte de alguma instituição. Todo aquele que é salvo em Jesus Cristo pertence a igreja. Este é reconhecido pelos seus frutos que se manifestam ao mundo. Frequentar uma instituição religiosa não é critério para conhecer quem de fato pertence a igreja, mas os frutos que cada um gera estes sim, fazem conhecidos os pertencentes a igreja.

“ E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Atos 11:26

Praticar os rituais religiosos evangélicos não insere o homem no corpo de Cristo. Se ocupar de afazeres institucionais não consolidam ninguém na fé em Jesus. Fazer a obra de Deus não é ser crente que frequenta templos e vive dentro de uma bolha religiosa. Ser igreja é caminhar em Cristo na prática da vida cristã. É estudar as escrituras e obedecer sendo iluminado pelo Espírito Santo. Minhas atitudes, decisões e ações no caminhar do chão da vida, no relacionamento com as pessoas que encontro no caminho irão manifestar a vida de Jesus em mim.
A vida no evangelho é diária. A pregação é no dia a dia. O evangelizar acontece no cotidiano. Jesus em mim é expresso no trato que tenho com meu próximo. Como me relaciono com minha família e amigos. Como me comporto durante todo o decorrer da minha vida em qualquer lugar. Não são em dias e horas marcadas apenas. Não são eventos específicos para fazer coisas específicas. Não são determinações de culto de libertação, dia da cura, dia da prosperidade. Isso é o homem no controle e no centro. Em jesus quem determina é Deus. Quem age como quer e quando quer é o Espirito Santo. O que passa disso são pessoas em busca de atender os desejos dos seus corações. Fazendo coisas para satisfazer sua vontade de achar que está fazendo algo.

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.Mateus 3:7-10

Não se trata de ser igreja para conta minha história, mas sim para contar a história dos fatos concretos e verdadeiros de que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. Ele pôs em nós a palavra da reconciliação (2 Co. 5.19), nos cabe agora proclamar. Não sou igreja para usar o nome de Jesus com o intuito de promover o meu nome (o mercado gospel age assim), mas minha vida deve promover o nome de Cristo.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

Quem faz parte da igreja de Cristo deseja estar em comunhão com o corpo. Os salvos em Jesus têm dentro de si o desejo arrebatador de estar reunidos e cultuando com seus irmãos. O evangelho simples praticado entre irmãos sinceros na fé, com uma vida devota a Jesus é algo inerente ao cristão. Não somos chamados por Cristo para viver isolados. Não construa um monastério interior para sua alma.
Vivamos em comunhão como igreja, corpo de Cristo. Busquemos o discernimento para não afogarmos em coisas sem relevância para o Reino.  Estejamos atentos para não submergir em vaidades!

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
Hebreus 12:14,15

Deus abençoe e bom caminho!

Um comentário: