segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Dons para a Igreja - Parte 1



"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." Efésios 4:11,12

Iniciaremos nosso estudo abordando aqueles que conhecemos como dons ministeriais para a igreja.

A igreja é o corpo de Cristo. Todo aquele alcançado pela graça salvadora de Jesus é membro deste corpo e tem uma função. Nos versos citados, Paulo lista dons que Deus por seu beneplácito concede a cada um. Eles são para aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério e edificação do corpo.  Isso significa dizer que o dom recebido é para ser usado em favor do próximo e não para a exaltação daquele que o possui. Quando se diz para a obra do ministério, é o mesmo que dizer que é um serviço a ser prestado para edificação de todos aqueles que são membros do corpo de Cristo.
Estes dons não são apresentados de forma hierárquica, como em um pensamento cultural helenístico implantado na igreja a partir do quarto século. Não são apresentados em grau de importância. Esses dons são todos igualmente necessários para o pleno funcionamento da igreja, corpo de Cristo, pessoas reunidas. Vejamos sucintamente cada um dos dons citados por Paulo em Efésios.

Apóstolos

Apóstolo significa alguém enviado como representante daquele que o enviou. Alguém que está em missão, a serviço de quem o envia. Não é um título, patente ou lugar hierárquico. É uma palavra que designa uma função.
De forma mais específica, os apóstolos foram as testemunhas oculares do ministério de Jesus. Para ser apóstolo é preciso ter visto a Cristo e ter sido discípulo enquanto exercia seu ministério terreno. São os apóstolos, os primeiros a terem a responsabilidade de levar adiante a obra de salvação de Jesus. Nisto a igreja está fundamentada sobre a doutrina dos apóstolos.
Respondendo à pergunta que certamente está na mente do leitor deste texto, Paulo também foi apóstolo pois viu Cristo ressurreto, foi chamado neste episódio para servir como enviado aos gentios. Em 1Co. 15.8 Paulo diz que foi chamado por Jesus como alguém nascido fora de tempo. Sendo também ele apóstolo mesmo não sendo um dos doze.  Depois de Paulo, não há mais nenhum registro bíblico que justifique o título de apostolo neste sentido.  

Profetas

Profeta como os do Antigo Testamento não existem mais. Houve por fim João Batista e depois o próprio Jesus, em quem a revelação final ao homem foi transmitida. Neste sentido cessou.  Em Efésios, profeta significa aquele que prega o evangelho com intrepidez exortando, mas sempre fundamentado na revelação de Cristo. Na revelação registrada nas escrituras pela inspiração divina do Espirito Santo. Somente sobre esta revelação o profeta exerce o seu serviço para edificação do corpo.

Evangelistas

Antes de mais nada, todos somos convocados a evangelizar. Tendo ou não o dom especial de evangelista, esta é uma pratica natural do salvo em Cristo, pois anseia compartilhar as boas novas.  Existe no corpo de Cristo membros dotados especialmente com essa capacidade de evangelizar. Aqueles que realizam essa função de maneira extraordinária.

Pastores

Estes são aqueles que lideram a comunidade e cuidam espiritualmente dos membros. De maneira especial abraçam, aconselham, acolhem e instrui com amor. Sempre fundamentados nos princípios de Jesus. Alguns estudiosos relacionam o dom de pastor e mestre como sendo um. No entanto, veremos separadamente.

Mestres

São pessoas dotadas com a capacidade de interpretar e transmitir os ensinos bíblicos de forma clara para os membros. Os mestres elucidam com estudos expositivos e inspirados pelo Espirito Santo o que te fato é a verdade bíblica. Com isso distorções e heresias não enganam aqueles que dão ouvidos aos ensinamentos. O mestre é aquele que como todos os outros, expressa na vida o fruto do Espírito e abre sua boca para ensinar somente o que provem de Deus sem distorções. É preciso estar atento aos falsos mestres que são oportunistas e enganadores.  
No próximo artigo abordaremos aqueles que conhecemos como dons Espirituais para a igreja. Até lá.

Abraço fraterno e bom caminho!


Um comentário:

  1. Perfeito, ótima abordagem. Só quero resaltar que esses dons ou caracteristicas também são qualificações do presbítero(ancião ou bispo). A comunidade sadia é composta por vários presbíteros.

    ResponderExcluir