domingo, 27 de outubro de 2019

O Que é Ser Igreja? Parte 2



Igreja são pessoas que se reúnem em nome de Jesus.
Cristo instituiu sua igreja. Ele é a cabeça e a igreja o seu corpo.

“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:18

Cristo governa todo o corpo, lhe dando articulação e vida. Seus membros ligados uns aos outros e em Jesus constituem a igreja. Esta união entre Cristo e sua igreja é mística. Se refere ao relacionamento íntimo dos justificados com Jesus e sendo mística, ela não se dá carnalmente, mas de forma espiritual. Somos espiritualmente unidos com Cristo e uns com os outros. 

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele;
e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” 1 Coríntios 12:26,27

Todos juntos somos corpo (igreja), mas particularmente cada um é membro (com sua função). Deus nos vê no singular fazendo parte de um todo. Este é o corpo que pela cruz somos ligados. Foi necessário haver morte. A partir daí em Cristo, houve a vida que nos conecta a ele. Todo aquele que é chamado para ser membro do seu corpo, assim como Jesus fez, deve também tomar a cada dia a sua cruz, negar a si mesmo e seguir no caminho para morte do seu eu. Somente morrendo para mim mesmo é que posso viver para Jesus e ser então igreja.  

“E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” João 12:23-25

Estar ligado ao corpo não é uma realidade física, mas espiritual. Não é ter uma ficha na instituição e carteirinha de membro. Não é responder presente na chamada da escola dominical e nem ser assíduo na instituição. O Homem, quando alcançado pela graça (ou quando se “converte”) espiritualmente se une com Cristo sendo então inserido no corpo. Este acontecimento não é detectado por olhos humanos dos que estão em volta. O que se expressa externamente e será visto, é o fruto do Espírito que se manifesta na vida do salvo que caminha no processo de santificação.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:22-25

Esses acontecimentos não são propriedade de instituições e denominações, acontecem conforme a igreja de Cristo (pessoas reunidas em comunhão com Cristo), se dedicam a praticar os ensinamentos de Jesus. Se a pessoa está ou não vinculada a instituições não determina se ela é ou não um membro do corpo de Cristo.
Externamente se expressa o que já está selado no coração. A obra do Espirito Santo já realizada no interior do homem agora cumpre as ordenanças como confissão pública do que já está impresso na alma. Ocorre então o batismo nas águas e pratica-se regularmente a ceia em memória de Jesus Cristo. A vida da igreja acontece na comunhão dos santos. Na prática da vida cristã. Não há necessidade de estar arrolado em uma instituição, pois sendo agraciado, você é misticamente unido com Cristo e faz parte da igreja. Na Parte 3 (Final) abordaremos a prática de vida como igreja.


Até lá e bom caminho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário