quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Teologia Coaching é Bíblica?



É muito comum instituições evangélicas de distintas denominações, estarem sempre abertas aos modismos que não só atraem mais pessoas para seus templos, mas que também gera uma dependência de forma que essas pessoas sem discernimento e sem conhecimento escriturístico, acabem por creditar que precisam realmente se submeter a tais invencionices.

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Efésios 4:14,15

A Teologia Coaching é mais uma técnica de entretenimento que visa o homem como o centro de tudo. O que importa nesse contexto é o ganho pessoal, a felicidade a qualquer custo, as mensagens motivacionais de autoajuda e desenvolvimento máximo do potencial da pessoa para que seja próspera. Nisso lembra a Teologia da Prosperidade, é como se fosse readaptada para melhor atender o mercado gospel ansioso pela exaltação do homem e amor ao dinheiro.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:19,20

O evangelho aborda a pratica da vida cristã, o homem no sentido pleno e em todas as áreas de sua vida, no entanto, o centro é Cristo. O objetivo não é adquirir riqueza material, mas sim a prática de uma vida rica do fruto do Espírito. Se reunir como igreja para palestras motivacionais não coaduna com os princípios de Jesus. O corpo de Cristo reunido em comunhão, tem um único propósito, exaltar a Deus.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

A Teologia do Coaching:

1 - É antropocêntrica; é o homem no lugar de Deus é a síndrome de Lúcifer.  
2 - É mais um modismo; entretenimento para atrair multidões.  
3 - Confunde Igreja com negócio; os membros não são clientes a serem motivados.
4 - Deposita fé no homem; prioriza as conquistas materiais.  
5 - Distorce a bíblia; palestras motivacionais em lugar de pregação expositiva.
6 - Desacredita a suficiência de Cristo; o evangelho se torna insuficiente.

Estes são os 6 pontos que neste momento entendemos como principais. Existem outras questões que apontam para o imenso abismo entre o evangelho de Cristo e o modismo gospel da Teologia Coaching.  Teologia Coaching NÃO é bíblica.

Deus abençoes e bom caminho!


Um comentário: