quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O Que é Ser Igreja? Parte 1



Vamos começar sem rodeios indo direto aos pontos mais básicos.
Igreja não é um lugar onde vou, mas algo que sou. Cristo nos constitui igreja, eclésia. Ao contrário do que se pensa, eclesia não significa chamados para fora das quatro paredes da instituição (muitos confundem instituição e igreja). Não significa sair para entregar panfletos e fazer “louvorzão” ao ar livre.  Ser chamado para fora significa para fora do pecado, para fora de si mesmo. Cristo pela graça nos chama para fora do pecado e da humanidade para irmos para dentro Dele.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1 Coríntios 3:16,17

Outro ponto é que igreja não é instituição. Igreja são pessoas reunidas em comunhão com Cristo e uma com as outras. A instituição passou a existir a partir do século IV. Igreja como prédio construído foi idealizado por Constantino. Antes disso, os cristãos entendiam muito bem que igreja é a reunião de pessoas justificadas e regeneradas pelo sangue do Cordeiro. Jesus nos ensina:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

A presença de Jesus não está condicionada a espaço geográfico. “Onde estiverem... aí estou eu.” Neste sentido, não há espaço físico destinado a presença de Deus. Nós somos a casa espiritual, morada de Deus. Levamos Deus em nós. Nisso basta os cristãos se reunirem em nome de Jesus que aí estará a igreja. Isso pode acontecer na instituição ou fora dela. Existe evangelho da salvação fora da instituição, entretanto não existe evangelho da salvação fora da igreja. Instituição e igreja não são a mesma coisa.
Alcançado pela graça, o justificado passa a fazer parte do corpo de Cristo. Fazer parte do corpo é uma consequência para quem é salvo. O corpo de Cristo é a igreja, isso é a união mística de Jesus com seu povo. Na Parte 2 abordaremos isso de forma explicativa.

Até lá e bom caminho!

Um comentário: