quarta-feira, 18 de março de 2015

O AMOR QUE CONSTRANGE



“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.”  2Co 5:14

 “O amor de Cristo nos constrange...” conhecer o estilo de vida que Paulo passou a levar após seu encontro com Cristo, permite mergulhar um pouco mais fundo no que esta forte frase significa, quando se permite refletir sobre ela, surge a necessidade de parar e repensar o curso da vida cristã praticada no evangelho pós moderno.

Todo aquele que toma a atitude de seguir a Cristo, experimentará ainda que em partes, o que é dito em 1 Coríntios 4.9-13, texto este, que nos serve como referência a respeito do que queremos dizer sobre o estilo de vida de um apóstolo. Veja:

“Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.
Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.”

Na atualidade, o evangelho no Brasil não passa por tamanha perseguição, o que não significa nem de longe que viver o evangelho não cause perseguições, falamos sobre viver o genuíno evangelho, aquele despido das distorções e sincretismo. Muitos cristãos em outros países vivem em extrema perseguição tal qual é citada no texto acima, mas no Brasil, onde o evangelho virou um mercadão da fé, o texto citado se torna fora de contexto, desatualizado, antagônico a realidade vivida no evangelho aqui.

Ao ler os versos acima se pode entender que a Graça de Deus alcançou Paulo, tudo o que é relatado acima são as consequências de uma vida devotada inteiramente ao Pai, por que então continuar levando a mensagem do evangelho sempre da mesma forma que fazia? Paulo não deveria rever sua estratégia? Não deveria chegar nas cidades com um discurso mais diplomático? Não poderia ainda se associar com os governantes para ter maior facilidade nas comunidades por onde passava? Não poderia se dar o direito de se acomodar em algum lugar e esperar que as pessoas viessem a ele?  Por que continuar diante de tantas adversidades?
Porque o amor de Cristo constrange seu coração, porque este amor que constrange precisava ser transmitido as pessoas que ele encontrava pelo caminho, com a mesma intensidade, transparência e plena verdade que chegou até ele mesmo quando estava a caminho de Damasco.

O QUE QUER DIZER O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE?

O amor de Deus pelo homem é pleno e incondicional, quando alcançado pela graça, o coração se torna cheio deste amor absoluto que mata a velha criatura e traz a existência um novo ser.
Este homem que fez a opção por desobedecer ao Pai, por viver atendendo as concupiscências de sua carne, dominado pela morte e pecado, sem a possibilidade de por si mesmo alcançar redenção é contemplado por um amor imerecido, concedendo-lhe o favor de ser perdoado.
Mesmo o homem perdoado e tendo sido alcançado pela graça comete pecado, vive de forma imperfeita, mesmo que tenha recebido redenção continua a lutar contra os desejos da carne, segue caminhando no processo de santificação que lhe foi estabelecido, nisso, se pode ver que Deus ama, cuida, livra e permite este homem regenerado experimentar este incognocível amor.

Sobre constranger significa o ato de forçar, não forçar porque foi imposto, mas no sentido de que é impossível que não se faça. O amor que constrange não força no sentindo de uma ordem expressa que deva ser seguida inquestionavelmente, mas significa que uma vez recebendo de verdade o amor do Pai, ele gera no coração uma ação, a ação de anunciar com palavra, atitude e comportamento Jesus Cristo e seu plano para a humanidade.
Quando Paulo fala que o amor de Cristo constrange, ele está dizendo que é impossível que ele não anuncie, a ação de Deus em seu favor o conduziu a uma vida controlada pelo Espírito Santo, agora suas perspectivas mudaram, sua vida está dominada por uma força que não se pode medir e que de forma doce e suave preenche todos os anseios e desejos de seu coração.

Ao observar um viver onde os púlpitos se tornam palcos e a congregação é dominada pelo antropocentrismo, se pode comprovar o enfraquecer da fé, a ineficiência de um dito “evangelho” que alcançou a muitos. A vida cristã vivida em massa se alimenta de crendices, vive de entretenimento a entretenimento, de ocupações várias para se alcançar um sentimento de estar fazendo algo, uma vivência de autossatisfação onde tudo tem a ver com o ser humano e ele mesmo, não são práticas que se relacionam com o homem e o que Deus requer dele.
O evangelho que se vê expressa sombras do que deveria ser, tudo tem a ver com que o homem deseja que seja agradável a Deus, a pratica cristã na sua maioria nada mais é do que buscar afirmações meio aos homens, atitudes pensadas para satisfazer os desejos do coração, um hedonismo mascarado,  onde cultuar é se arrumar bem e se perfumar, participar de um show musical, ouvir uma ministração de vitória para amenizar os pescoções da vida, tudo do homem para o homem e neste meio cita-se Jesus para ganhar credibilidade, clubes gospel...

O amor que constrange é gerado no coração daquele que nasce de novo de verdade e não de convencidos por uma ideia de evangelho.


Quando se experimenta este amor em sua realidade, conceitos caem por terra, se torna impossível não dar ouvidos a voz que pulsa no interior dizendo que chega de superficialidades e enganos. Enquanto esta voz não é atendida o que fica é uma vida que não expressa o amor que constrange.

Deus abençoe e bom caminho!


LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS