quinta-feira, 26 de março de 2015

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO?



“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11

 

“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”  Atos 2:3

 

Esse é um tema que divide opiniões ao longo da história cristã. Propomos uma análise objetiva do contexto das passagens citadas acima, não fazendo referências ao empirismo, mas unicamente baseados nas escrituras, que são a única fonte confiável dos relatos sobre os quais a fé cristã se fundamenta.

Fazendo a leitura de Mateus 3.7-12 é possível compreender que João Batista vendo Fariseus e Saduceus diz a eles que não poderiam fugir da ira de Deus. Certamente eles acreditavam que sua salvação estava na observância da lei, dos ritos e no fato de terem Abraão como pai. Mas João lhes fala que sua religiosidade sem arrependimento e mudança de atitude não resultaria em outra coisa senão na condenação.

Os Saduceus e Fariseus são orientados a que suas vidas deem bons frutos que são o resultado do arrependimento verdadeiro, do contrário seriam como a árvore que não dá bons frutos e é cortada e lançada no fogo, pois eles estavam apenas em busca da exterioridade.

João diz que aquele batismo que ele estava praticando era uma demonstração pública, era usado para mostrar que a pessoa batizada nas águas havia sido transformada antes no seu interior, pois recebera a pregação do arrependimento real. O batismo era apenas um sinal exterior para quem tinha recebido o perdão de Deus. Não era a água do batismo que transformava a vida, mas o toque de Deus no coração do arrependido. Então ele diz que o batismo de Jesus era o lavar, purificar, transformar e tomar para si e isso somente o Espírito Santo tem o poder de fazer. O fogo que ele cita nesta passagem se relaciona com o que foi dito no verso 10 sobre a árvore que não produz bons frutos ser lançada no fogo, e o que diz no verso 12 que o fogo queimará inextinguível.

O batismo com o Espírito Santo acontece no ato da conversão. Aquele que é alcançado pela Graça e se arrepende é regenerado. O batismo com o Espírito Santo acontece no ato da regeneração, o Espírito limpa o homem sujo pelo pecado, tira esse homem da morte e passa para a vida. Isso que é o batismo. Aqueles que não se arrependem e não passam por este processo, recebem o fogo que é a justiça de Deus sobre aqueles que negam Jesus. Então batismo com fogo não é sobre o cristão para que ele fique cheio de poder, mas sim o julgamento de Deus com fogo sobre os que praticam a iniquidade.

Sobre o dia de Pentecostes em Atos 2, existem equivocadas interpretações dos relatos. Muitos acreditam que primeiro a pessoa se converte, depois ela tem que buscar o batismo com o Espírito Santo, dividindo assim a obra plena da graça no momento em que alcança o homem, explicaremos a seguir o porquê.

Esse dia ficou conhecido como pentecostes porque 50 dias após a páscoa, os judeus faziam uma festa de agradecimento a Deus pela colheita obtida. Em relação à representatividade dessas festas, observamos os eventos com Jesus que ressuscitou na páscoa, 40 dias depois ascendeu aos céus e 10 dias depois de sua ascensão o outro Consolador, ou seja, o Espírito Santo, passou a habitar no mundo tendo como morada o interior do homem regenerado.  

O derramar do Espírito em pentecostes foi o cumprimento de Joel 2.28 e 29, um episódio que marca o início da igreja, o corpo de Cristo. Um dia que serve como sinal daquele dia em que o outro Consolador entra no mundo para dar seguimento ao propósito salvífico de Deus (João 14.16-17).

O verso 3, fala que foram “vistas” línguas repartidas como de fogo pousando sobre cada um deles, daí são cheios do Espírito e passam a falar em outras línguas. Que línguas são essas que eles começaram a falar? Os versos de 5 a 12 respondem. São diferentes línguas vivas naquele tempo faladas pelas diversas nações ali presentes, não é um dom de falar línguas estranhas, mas sim o dom que lhes foi dado naquele momento para que cada um ouvisse na sua própria língua.

É possível entender o que é batismo com o Espírito Santo atentando para o significado do termo batismo que é lavar, se tornar limpo. É a ação do Espírito em favor do homem gerando o novo nascimento. Equívocos acontecem porque alguns entendem a palavra “revestir” que aparece em Lucas 24.49 como sendo algo que é vestido por cima de outro que já estaria vestido, entendem que o Espírito vem e habita (veste) e depois em um segundo momento concede poder (reveste).

Quando Jesus diz aos discípulos que seriam revestidos, queria dizer exatamente o que o termo grego “enduo” (traduzido como revestir) significa, que é entrar em uma veste, e seguindo o contexto, seria o fato de ser vestido por algo novo, ainda não experimentado, que é a promessa da efusão do Espírito que se cumpre em Atos.

Quanto ao batismo com fogo, pode-se entender que na passagem de Mateus 3.11, como já exposto, é para os que não confessam Cristo. Deus vem e recolhe do seu celeiro o trigo (aqueles batizados/imergidos/lavados/limpos pelo Espírito), mas a palha que também está neste celeiro é queimada pelo fogo, ou imergida no fogo que nunca se apagará (Mt.3.12). Então o batismo com fogo é a ação da justiça de Deus sobre o ímpio. 



Que Deus nos abençoe!