sábado, 26 de maio de 2018

O Valor do Tempo da Vida



“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”  Eclesiastes 3:1

Qual é o valor do tempo da vida que temos nesta terra?
Diferentes seriam as repostas a esta pergunta, uma vez que o valor do tempo está empregado naquilo que cada pessoa tem como objetivo, cada um entende à sua maneira a melhor forma de gastar o seu tempo. Verdade é que tempo que vai não volta, independente como cada um gaste o seu, uma vez gasto não tem mais retorno.
Somente em Deus está o saber de quanto tempo cada pessoa tem em sua caminhada existencial, mas chega um momento que cada um toma consciência da finitude da vida, poderia ser esse um motivo para investir melhor o tempo, mas a verdade é que na rotina do dia a dia o homem submerge nos afazeres, luta por sua sobrevivência e assim, dedicar tempo aquilo que se faz não por gosto, mas por necessidade parece ocupar a maior parte da vida.  
Quanto tempo gasto no ir e vir do labor diário? Quantas horas são investidas trabalhando? Quantos coisas são feitas em busca de um equilíbrio financeiro, de estabilidade e conforto na vida? Do suor do rosto o homem deve comer o seu pão (Gn. 3.19), bom é que o homem goze de todo o bem produzido por seu trabalho (Ec.3.13), mas não seria o caso de prezar mais pela qualidade de vida do que por apenas ganhar e acumular? Não é o caso de viver na ociosidade, pois trabalhar é preciso, mas sim o caso de  saber viver em equilíbrio.
Tudo tem o seu tempo, é o tempo que traz o que há de vir, não importa o quanto o homem trabalhe ou planeje, se o dia for de tristeza será, se de alegria assim também o será, não há no homem o poder de mudar o que cada dia produzirá. Basta plantar boas sementes, buscar o bem e investir tempo no que é bom, mas independente da vontade, tudo tem o seu tempo determinado.  
O valor do tempo da vida é incalculável, cada momento é mais precioso que muitas riquezas, bom é viver e ter alegria, mas o bom de viver não está no desejo do coração humano, mas em Deus que é soberano, ele sabe como cada indivíduo deve viver e em que deve dedicar o seu tempo. Peregrinos e forasteiros nesta terra são os que entregam sua vida nas mão de Cristo (1 Pe.2.11), uma eternidade com o Pai aguarda aquele que persevera na fé, mas não significa ignorar a busca por viver com qualidade enquanto caminhado aqui, por isso ame mais, perdoe mais, se importe menos com os problemas, seja menos rígido, tenha mais paciência, busque viver em paz, busque fazer todas as coisas com alegria, viva cada dia satisfeito, faça planos e haja para que aconteçam, mas deixe tudo nas mão de Deus, não se precipite, não esmoreça na fé, não seja seduzido pelas paixões desta vida.
É preciso viver e sempre olhar para Cristo, se deixar ser guiado pelo Espirito Santo e assim, que tudo venha a seu tempo, e tudo que tem o seu tempo para acontecer, aconteça dentro da vontade de Deus e no fim da caminhada, haverá o prazer de ter usado o seu tempo de vida com o devido valor.

Bom caminho!

Siga-nos no Facebook: Facebook Literatura Teológica


Nenhum comentário:

Postar um comentário