terça-feira, 27 de março de 2018

Dias Difíceis





“Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:12,13

O apostolo expressa nesta passagem a realidade dos percalços durante a caminhada da vida, não se pode negar que há dias bons e ruins e vive-los é inevitável. É preciso saber viver cada situação seja em falta ou abundância, assim como Paulo, dizer que “posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
Nesta fala Paulo quer dizer que seja em falta ou abundância, fartura ou fome, tempos tranquilos ou tempestuosos, em situações de angustia ou regozijo entre outros, não importa, ele pode viver em cada situação, isso significa justamente saber viver meio aos acontecimentos de todas as coisas que foram descritas no verso anterior.
Diferente de muitas filosofias da época, como o estoicismo com seu pensamento de autossuficiência por exemplo, o apóstolo tinha em Cristo a sua força para vencer as adversidades, aquele que o fortalece é Deus e é nele que está o que é suficiente para aquele que crer. Ter Cristo como força não isenta o homem de problemas, vão acontecer situações difíceis de serem vividas, mas enquanto em dificuldades, pode experimentar todas elas sabendo que independente das circunstâncias  suas forças nunca esgotarão, pois a força não vem do braço do homem, mas da fonte de vida, do criador de toda a existência.
Em sofrimento muitos lembram do criador e clamam por ajuda, assim como muitos outros em momentos de abundância se sentem autossuficientes, seja em um ou outro nunca se esqueça de estar a mercê daquele que é soberano. Cada dia guarda seus acontecimentos para cada ser humano na sua caminhada existencial, sabe-se lá o que sucederá no amanhã, apenas é certo que seja o que for eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.   

Bom caminho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário