sexta-feira, 13 de abril de 2018

A Incoerência do Cristão Socialista




As discussões políticas ganharam proporções nunca vistas antes no Brasil, enfim a população se interessa por política o que pode ser considerado um avanço no que diz respeito a participação publica em tal questão. Mas infelizmente a falta de conhecimento, discernimento e coerência acabam por produzir indivíduos politizados, o que é bom, mas incoerentes na prática de seus princípios. 
Nossa atenção se volta para aqueles que estão inseridos na prática da fé cristã, que se denominam participantes do evangelho, não abordamos indivíduos que estão fora do evangelho, pois a discussão se daria em outros termos, trataremos aqui dos princípios de Jesus Cristo e da prática cristã embasada nas escrituras, para àquele que não tem as escrituras como fonte dos seus princípios, não crê na divindade de Cristo ou mesmo em sua existência, este sucinto texto não fará sentido.
Partindo da ótica teológica onde as análises se fazem com princípios hermenêuticos, fazendo uso da exegese, entendemos que é preciso conhecer a gênese de toda ideologia e os fundamentos de toda filosofia na qual se propõe a fazer parte, entender como surgiram, quem são seus autores, suas biografias e ainda, ter um razoável entendimento das questões históricas, sociais, culturais e políticas ao menos, daí iniciar um tecer de conclusões sobre defender este ou aquele pensamento.
Buscando a mesma perspicácia que teve Tomás de Aquino no desenvolver gnoseológico de seu pensamento onde fé e razão não se anulam, embora haja distinção não há oposição, é nesta capacidade de análise lógica que se pode entender que na realidade da fé cristã há espaço para a abordagem científica sem sair dos trilhos da prática moral e ética que nos é proposta enquanto caminhando neste mundo.
Assim quando se percebe cristãos com princípios socialistas com os mais variados subterfúgios para obter complacência, soa no mínimo incoerente, pois discutir sistemas de governo capitalista ou socialista, posicionamentos como esquerda ou direita ou ainda se é um revolucionário em busca de justiça social ou um conservador que apoia exploradores, discutir esses pontos partindo de fundamentos econômicos sem antes buscar a gênese de tais pensamentos e sem passar primeiro pelas análises e discussões nos campos tanto históricos como filosóficos, leva o indivíduo a equívocos o que conduz ao negar de sua fé sem mesmo perceber que o faz. Seria por falta de conhecimento, arrogância, inocência ou vaidade? Quem sabe para ser sentir aceito num círculo acadêmico ou fazer parte de um grupo politicamente correto?
Em Jean-Jacques Rousseau temos a metáfora do “Bom Selvagem,” o homem nasce essencialmente bom, mas a sociedade o corrompe, ela transforma a bondade do homem que antes vivia sem a interferência das sociedades, este ser antes inocente agora está descaracterizado, é vítima de um sistema social cruel e agora comete todo tipo de maldade, assim a iniciativa privada, a liberdade individual e toda classe burguesa (em seu início foi composta por cristãos protestantes), seriam o motivo da maldade humana e de todas as injustiças e desigualdades.  
O mesmo entendimento está no materialismo histórico, toda construção histórica do homem e seu desenvolvimento social está nas relações materiais, na exploração do homem pelo homem, assim este em sua consciência é determinado pelo meio em que está inserido, pela sociedade que o molda como uma teia que o prende sem que este tenha meios de livra-se dela. Não é o homem capaz de construir seu mundo, mas é construído por ele, vive como um produto e não como alguém com capacidade de produzir. Todas as condições produtivas levam a desigualdades e injustiças, o homem é um objeto do meio e é a condição social e material que determina, tudo se resume a dualidade oprimido opressor, luta de classes, superestrutura, todo o mal está no que é tangível, não existe nada para além desta vida, deve-se então lutar para revolucionar e sendo o homem bom, poderá viver em uma sociedade igualitária, até o grande paraíso chamado comunismo.
Nisto Karl Marx é o grande profeta, exortando sobre o mau trazido pela burguesia, a salvação está no socialismo que seria capaz de conduzir ao comunismo, estado perfeito, pois a humanidade seria capaz de promover o bem a partir de si mesma, pontos estes que Eric Voegelin   tão bem expôs em suas refutações ao comunismo.
Em muitas passagens temos a verdade de que todo homem nasce debaixo do pecado uma vez tendo desobedecido a Deus (Gn. 3), uma vez destituído da glória de Deus (Rm. 3) está inclinado para prática do mau, não há um só que busque o bem, o homem é incapaz de alcançar salvação a partir de si mesmo é incapaz de promover o bem e produzir por si mesmo uma sociedade justa e com equidade. Sempre haverá injustiças e desigualdades, sempre terão ricos e pobres, como bem disse o Mestre Jesus em João 12.8 que os pobres sempre teremos conosco, a questão é estudar como a riqueza é produzida, como pôde após a revolução industrial acontecer drásticas mudanças como por exemplo a expectativa de vida.
É verdade que o capitalismo é cruel, não é o ideal, ele é sim injusto e promove desigualdade, há a falta de planejamento na formação das cidades e descaso em atender a todos, não é o capitalismo a solução, nem mesmo a liberdade individual para empreender pregada pela classe burguesa, existem oligarquias sim, mas a causa das desigualdades não está nestes pontos e sim no homem destituído da glória de Deus.
Isso incomodava Marx e seu amigo Engels, pois quem conhece suas bibliografias tendo discernimento saberá que o pensamento cristão invalida todos os ideais formulados por ambos. Pois se o homem tem sua esperança em Deus, nele espera sua justiça, sabe que não é pela força do próprio braço que se vive e que toda justiça vem de Deus e ainda, a perfeição nas relações humanas, a equidade e justiça só na eternidade com o Pai, enquanto nesta terra, não há sociedade que viva de forma justa, pois não existe socialismo real, apenas ideológico, a história confirma que o homem carece da Graça Divina, sem ela existem apenas nacionalismo, autoritarismo, imperialismo, colonialismo  e tantos outros ismos nos quais o homem sem Deus vive mergulhado.
Não estenderemos este texto, outros virão se assim houver tempo para escrevê-los e detalhar alguns pontos, mas enquanto as pessoas não entenderem que o discurso socialista é dúbio, enquanto não entenderem que pobre não tem que obrigatoriamente ser de esquerda e que ser de direita não faz do indivíduo apoiador de oligarquias e opressões, uma vez que a bíblia ensina que do suor do seu rosto o homem deve comer o seu pão e não esperar em projetos sociais do governo ou qualquer tipo de assistencialismo, mas antes é preciso trabalhar e conservar sua liberdade individual, não aceitar um governo que invada sua privacidade e regule questões culturais, sociais entre outras.  Enquanto não se compreender o real significado dos termos, enquanto não entenderem que capitalismo se divide em três tipos, que o neoliberalismo surgiu com socialistas que o tem como uma ferramenta para manipulação da iniciativa privada, que fascismo em sua gênese mostra que é uma ignorância intelectual atribuí-lo aos conservadores e não entenderem o que é ser conservador, enquanto não houver leitura e pesquisa, enquanto as bases das ideias que defendem ficar sobre o que escuta nas universidade sem nunca buscar as fontes do que está sendo ensinado, entre tantos outros pontos distorcidos e defendidos a ferro e fogo sem nem ao menos quem os defendem ter discernimento para compreendê-los, viveremos como quem corre atrás do vento.
Pretendemos quem sabe, lançarmos luz sobre questões referentes ao socialismo presente no mundo, hoje muito forte e presente no Brasil em sua vertente Fabiana, com a Revolução Cultural de Antônio Gramsci, onde no Brasil não existe direita no poder, mas apenas socialistas Fabianos pregando as tão bem elaboradas estratégias desenvolvidas na Escola de Frankfurt, aqueles que muitos acham que é oposição aos partidos revolucionários nada mais são do que águas que jorram da mesma fonte.
Não esqueceremos da TMI (Teologia da Missão Integral), uma versão da Teologia da Libertação presente no meio protestante, esta negando o envolvimento político teve seu maior expoente discursando a favor de um partido recentemente. 
Ficamos por aqui, muito tendo dito, mas sendo apenas um navegar sobre uma superfície de águas rasas... Deus nos abençoe e bom caminho!



Um comentário:

  1. Muito Boa essa análise. Sempre entendi que não existe a fé em Cristo misturada ao Comunismo, pois seria uma enorme contradição.

    ResponderExcluir