sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS: ESPÍRITO SANTO DEUS EM NÓS


“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” 
João 14. 16-17

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.Mateus 28.20


O Espírito Santo está ativo desde sempre, em Gêneses lemos que Ele pairava sobre as águas, Ele sobrevoava como uma pompa a superfície dos oceanos antes de qualquer ser humano ter sido criado. Pode-se ver a realização de suas obras quando na feitura de tudo o que hoje é.

No Antigo Testamento o Espírito Santo está presente realizando seus feitos, Ele vinha sobre alguma pessoa para um propósito específico, realizava sua obra e em seguida se retirava (1 Samuel 16, 12-13, Números 27:18). Pode-se ver o Espirito Santo intervindo em muitos momentos da história do Antigo Testamento, mas sempre retornado ao Céu após o realizar de sua obra.

No Novo Testamento é onde aprendemos e compreendemos sobre a Pessoa do Espírito Santo com maior amplitude, como nos textos citados acima, Ele vem sobre o homem, mas agora para habitar, permanecer dentro daquele que confessa o nome de Jesus Cristo, em cada dia da vida neste presente século e ainda no porvir, uma vez fazendo morada no interior daquele que crê, nuca mais esta pessoa estará só.
No texto de Mateus citado acima, Jesus diz que estará presente todos os dias, O Espírito Santo é Deus, Deus que habita dentro daquele que é alcançado por sua graça e se rende a Ele e este, que está dentro, é o Espírito de Cristo presente é ativo para todo o sempre.

O Espírito Santo nos apresenta sua obra regeneradora, onde ele faz o homem resnascer, um novo nascimento do Espírito, sendo agora esta pessoa dirigida por Ele, seguindo, vivendo e praticando os princípios do Mestre.
Para o indivíduo viver nesta prática, o Santo Espírito habita dentro, faz morada sua o interior daquele que o recebe, o ajudando, fortalecendo e consolando.
É nesta força que o homem caminha lutando contra o pecado, não na sua própria força, mas na força do Espírito Santo, somente vivendo nela é que se pode vencer.
No caminhar pelo chão da vida, no viver diário de busca, comunhão e relacionamento com Deus que habita no interior do homem regenerado, são então concedidos dons para a realização das obras as quais o Pai incumbiu o homem de realizar. É nesta força que cada um caminha realizando o seu serviço na anunciação do Reino dos Céus.

Não estamos só, Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, é o Espírito de Cristo em nós. Não é uma energia que emana, não é uma força ativa ou seja lá como muitos o classifica. O Espirito Santo é uma pessoa que esta com você a todo momento, sem exceções, é até a consumação dos séculos, é para sempre!

Deus abençoe, bom caminho e abraço frateno!

LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS