sábado, 6 de junho de 2015

FÍSICA QUÂNTICA: EXISTE ALGO DE SOBRENATURAL?



Quando se fala das leis do mundo quântico, as compressões da realidade tais como as conhecemos e concebemos mudam completamente. Essa realidade tem deixado os mais celebres cientistas assombrados com o que acontece no mundo subatômico. Mas o que isto tem haver com o sobrenatural? Porque enquanto cristãos, poderíamos considerar, em alguma importância, tomar conhecimento dos avanços científicos nesta área? Apresentaremos nesse texto, de maneira breve, objetiva e direta o que é a Física Quântica. Ao final conclua se é ou não interessante ao menos, termos o mínimo conhecimento desse assunto. 

A Física Quântica surge com a intenção de explicar a natureza em sua menor parte. Ela analisa os elementos básicos que constituem a matéria, ou seja, ela analisa as partículas menores do que o átomo (subatômica) e preenche com novos rumos aquilo que a “física clássica” com suas leis, não conseguiria esclarecer. Existe um mundo a ser desvendado viajando por dentro de um átomo e observando o comportamento dos elementos que o compõe. 

Vamos conhecer algumas coisas interessantes na área:

Bóson de Higgs ( Partícula de Deus) - há anos os cientistas procuram pelo bóson de Higgs, o que popularmente é chamado de partícula de Deus. A teoria proposta inicialmente por Peter Higgs e François Englert, entre outros físicos, em 1964, foi finalmente coprovada em 2013 no Grande Colisor de Hádrons (LHC) onde o bóson de Higgs foi detectado segundo cientistas. 
Na prática, o bóson de Higgs é responsável por conferir massa a outras partículas elementares, como quarks e elétrons, através do campo de Higgs. Essa interação fundamental explica como as partículas adquirem massa, permitindo a formação de átomos e, consequentemente, de toda a matéria que compõe o universo. Sua descoberta poderia ajudar os cientistas a responder como tudo que existe veio a existir. Nesse ponto, como criacionista, creio que a bíblia já nos responde sobre isso. 
Sobre o campo de Higgs, ele seria uma força invisível que se formou logo após Big Bang (teoria científica), juntamente com o bóson de Higgs. Ele cria um campo que permeia todo o espaço permitindo que as partículas ganhem massa. Eis uma explicação sobre  o campo de Higgs muito usada que pode ajudar a entender melhor: 

Imagine o universo como uma piscina. Algumas partículas deslizam facilmente por essa piscina, enquanto outras encontram uma espécie de resistência. Essa resistência é o campo de Higgs.


Duas Fendas (Dualidade Onda Partícula) - nesta experiência os cientistas prepararam uma placa de metal com uma fenda. Atrás dela está uma outra placa sólida. Um laser apontado para a fenda, atravessa o buraco e reflete como uma faixa sólida. Desta forma se comprova que a luz é formada por partículas. Mas algo curioso acontece quando neste mesmo experimento é adicionada uma segunda fenda. O resultado que se tem não são dois feixes de luz refletidos, mas aquilo que se chama de modelo de interferência, como acontece com as ondas na água. Surgem nesse experimento várias faixas tendo a do centro maior força e as demais com menor intensidade. Isto deu origem a teoria da Dualidade Onda-Partícula, onde os cientistas concluíram que a luz se comporta ao mesmo tempo como onda e como partícula.
Tudo fica mais curioso quando eles decidem simplificar o experimento lançando os fótons um a um pela parede de dupla fenda, acreditando que um fóton de cada vez passando por uma das fendas não sofreria interferência dando origem a duas faixas na parede sólida. Porém isso não acontece, pois o fóton se transforma em onda, passa ao mesmo tempo pelas duas fendas, na saída interage consigo mesmo criando o modelo de interferência. Obviamente este comportamento da partícula intrigou os cientistas, então eles colocaram um medidor para monitorar a passagem dos elétrons pelas fendas com o objetivo de observar se realmente eles passavam como ondas.O que eles observaram foram os fótons se comportando como uma partícula e criando duas faixas na parede.
Bom, com tudo isso eles chegaram a seguinte conclusão: quando observada a partícula muda seu comportamento, ou seja, se ninguém estiver olhando ela é uma onda, mas se alguém a estiver olhando ela é uma partícula. Como explicar isso? Não se explica, simplesmente acontece. A partícula pode passar pelas duas fendas ao mesmo tempo. Uma única partícula em dois diferentes lugares ao mesmo tempo. As energias presentes nelas sofrem interfêrencia quando há o olhar humano sobre elas.  

Matéria Escura – existe uma parte do universo que os cientista ainda não sabem bem o que é. Eles entendem ser uma matéria porque se pode medir pela força gravitacional que exerce, ela é escura por que foi possível verificar que ela não emite luz. Como todas as observações dos corpos no espaço são feitas a partir de luz ou radiação eletromagnética, esta matéria por ser escura, impossibilita aplicar estes estudos uma vez que não pode ser observada (opinião: nesse ponto duvido se ela realmente existe) mas eles dizem que apesar de invisível ela esta lá. O mais curioso é que os cientistas dizem que essa tal massa escura compõe 95% do universo. 

Tunelamento Quântico - pela física clássica, partículas não atravessam paredes, mas na física quântica isso é possível. Quando elétrons são lançados contra parede, em dados momentos alguns conseguem atravessar esta barreira e surgem do outro lado deixando a compressão clássica sem explicações.  
Haveria a possibilidade de se atravessar paredes? Se no estudo subatômico é possível, o que dizer de seres espirituais que transitam pela realidade espirital e física a todo tempo? Isso explicaria ou traria uma ideia sobre a matéria que cosntitui a realidade metafísica? 

Entrelaçamento Quântico - dois elétrons que foram gerados juntos trocam energia entre si. Quando eles são separados por uma certa distância, eles continuam interagindo. O que uma partícula fizer vai influenciar a outra que se comportará de forma igual. Existe aí uma troca de informação entre elas, a velocidade que esta informação viaja de uma partícula para a outra ainda incompreendida pelos cientistas. Os cientistas chamam esta transferência de informações como “tele transporte,” não da matéria em si, mas da informação entre elas. Como isso é possível? Ainda não se sabe ao certo.
Seria o caso de pessoas gêmeas quando longe uma da outra sentir coisas em comum? Ou a mãe que sente que algo diferente está acontecendo com seu filho? O fato de terem interagido enquanto gerados, lhes permitiria trocar energias que permanecem por toda a vida? Ou essas possibilidades são conjecturas exageradas?

As Diversas Dimensões - Os seres humanos vivem dentro de um mundo com três dimensões espaciais (altura, largura e profundidade) e uma quarta que é o tempo. Todos vivemos limitados a essas dimensões que limita nossas ações. 
A física quantica, de acordo com a Teoria das Cordas, teoriza a existência de até 10 ou 11 dimensões. Nessa realidade, quem nela vive, não estaria limitado pela realidade física e sua matéria. 

O objetivo deste texto e resumir de forma simples acontecimentos subatômicos com leis e regras bem diferentes da física clássica. A matéria realmente existe ou tudo é energia? Nossa mente e pensamenos tem o poder de mudar o estado das coisas no ambito intelectual? Pensamentos positivos podem atrair coisas boas e pensamentos ruins coisas ruins? 
Não são questões misticas tratadas aqui. São experimentos científicos. Existem muitas reflexações a serem feitas. Entre informações serias e outras nem tanto assim, é válido ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto?

Deus nos abençoe!