sábado, 16 de novembro de 2019

Não Deixar de Congregar como é Costume de Alguns?


“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25

Iniciamos levando em consideração que Hebreus foi escrito no primeiro século. Nesse contexto histórico os cristãos entendiam claramente que igreja é ajuntamento de pessoas, seres humanos reunidos em comunhão para cultuar a Deus.  A ideia de igreja como instituição, só surge anos depois, o que já evidencia que “nossa congregação” se refere ao ato de se reunir. Não é um lugar que frequento, mas um ato que realizo, o de estar reunido com o corpo de Cristo, a igreja.
Olhando o contexto de Hebreus, onde o autor exorta a que eles não deixassem a Graça Divina voltando as práticas dos ritos mosaicos, deixar a congregação se refere a retroceder da Nova Aliança e retornar à velha. É estabelecido em Hebreus que Jesus é superior a Moisés e aos sumo sacerdotes do passado. Os receptores desta carta, deveriam permanecer firmes em Cristo e vencer a grande perseguição pela qual passavam naquele momento. Voltar as práticas judaizantes poderia até afastar a perseguição, mas nisso eles estariam retrocedendo, deixando a congregação. Isso estava acontecendo naquele contexto uma vez que era “costume” de alguns tomarem essa atitude.
Resumindo, deixar de congregar como é costume de alguns, se refere a voltar as aos ritos antigos. Deixar de congregar é deixar de se reunir para cultuar a Jesus Cristo consumador de uma Nova Aliança de Deus com os homens. Os receptores da carta aos Hebreus estavam se deixando vencer pelas aflições em lugar de perseverar e confiar.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
Hebreus 10:19-23

Neste sentido não se engane. Deixar de congregar não se relaciona a deixar de frequentar uma instituição evangélica ou deixar de pertencer a uma denominação. Essa é uma interpretação anacrônica do texto, não cabe. Muitos relacionam isto com os pejorativamente chamados de “desigrejados.” Outro erro, pois quem é ligado à igreja, que é o corpo de Cristo, é ligado misticamente. Não tem nada a ver com ser membro de instituições e denominações. Igreja e instituição são coisas distintas. Sendo assim, pode até haver, usando um neologismo, os “desinstitucionalizados,” aqueles não frequentam uma instituição evangélica. Mas ninguém que é verdadeiramente inserido no corpo de Jesus pela ação da Graça Divina, é desligado Dele. A “igreja instituição” não tem essa autoridade, e nem os que ocupam a liderança nestes lugares.

Deus abençoe e bom caminho!

Um comentário: