terça-feira, 11 de novembro de 2014

O ANSEIO PELA ETERNIDADE


      “Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.”  Ec 3:11

Está inserida na natureza humana a busca pela realidade espiritual, ainda que não a compreenda, mesmo que erre na pratica de sua busca pelo transcendente, não existe uma pessoa se quer que não tenha dentro de si, o desejo de estar ligado a uma força maior que satisfaça esta necessidade de acreditar que o invisível é real, pode ser sentido e vivido ainda que não visto.
No texto citado acima, “eternidade” transmite a ideia de que existe um desejo no coração do homem que não pode de maneira nenhuma, ser saciado pelo que esta vida efêmera pode lhe oferecer. Na criação, Deus transmite ao homem o folego de vida que o faz alma vivente, mesmo pecando e morrendo espiritualmente e sendo então separado de Deus, pela Graça, permanece no interior de cada pessoa o desejo de relacionar-se com Deus, conquiste o que conquistar, tenha a alegria que tiver neste mundo, ainda que se estabilize na vida, desfrute de prazeres e riquezas e goze dos bens possíveis a esta vida material, existirá sempre um vazio no seu interior clamando com forte sede e fome por algo maior.
Pessoas em diferentes lugares do mundo com suas diferentes culturas, em grandes metrópoles ou interiores de seus países, buscam saciar o inevitável desejo dentro de si, e o caminho encontrado nem sempre é o verdadeiro, para que o “anseio pela eternidade” que existe no homem encontre o caminho certo é necessário encontrar e ser encontrado pela Fonte da Vida.

“Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:4-6

Na busca de saciar o “anseio pela eternidade,” muitos lotam igrejas que na sua maioria funcionam como clubes, onde existem super astros e mega pastores, as pessoas nestes ambientes frequentam cultos, exercem funções eclesiásticas, trabalham afinco para o crescimento de suas instituições, até o momento que algumas entre muitas chegam num ponto onde sentem um vazio, sente a falta de um propósito em seu frenético ritmo religioso, é quando o mundo cristão sistematizado a sua volta se mostra insuficiente para saciar sua real necessidade.
Muitos e muitos apertam o botão automático e seguem o fluxo do desenrolar do sistema que sacia suas necessidades emocionais momentâneas, criando perspectivas ilusórias e incompletas em seu tratar, enquanto outros remam contra a correnteza em busca de viver o que é verdadeiro e pleno.

        Todos precisamos de Deus para sermos conduzidos para uma realidade que nos leve para além de nós mesmos, só em Jesus o anseio pela eternidade é saciado.

Deus nos abençoe, abraço fraterno e bom caminho!


LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS