segunda-feira, 28 de julho de 2014

REFLEXÃO SOBRE A JUSTIFICAÇÃO



“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gl 2:16

A justificação é o ato pelo qual Deus perdoa o pecador que se arrepende e o aceita como justo uma vez que Cristo derramou seu sangue para este propósito. Ser justificado nos leva a ser restituídos à graça divina, passamos de um estado de pecado para a um estado de graça. É um ato porque consiste num feito único de Cristo suficiente para justificar aquele que o aceita, não por mérito ou por um processo como muitos creem, mas um acontecimento imediato aos que verdadeiramente por decisão de fé, creem em Jesus Cristo que morreu e ressuscitou lhes concedendo em graça a salvação.
A justificação é impossível ao homem quando este a busca por seu próprio esforço, não está na observância da lei, que mesmo sendo ela perfeita, se faz impossível de ser cumprida plenamente por nós. Sendo assim, Jesus vem e cumpre plenamente a lei, derrama seu sangue e paga o preço por nós se tornando Ele, merecedor da nossa justiça, aí então nós, pela fé nele Jesus, alcançamos a justificação obtida por Ele.
Estaria então a lei abolida? Dizemos que não. Quando a lei trata de observâncias cerimoniais, ou de lei civil para o povo hebreu numa sociedade teocêntrica num período específico não nos cabe observar, mas quando nos referimos a lei moral, presente antes de qualquer lei, cabe a nós observa-la como gratidão pelo ato justo de Deus para conosco, ou seja, a justificação. Observar esta lei moral (os dez mandamentos por exemplo) não no sentido de que a praticando seremos salvos, mas por ter sido salvos a praticamos e ela se faz necessária em nossa vida cristã.
Entendemos também não ser possível ao homem, se arrepender e pela fé crer no Cristo ressuscitado para sua justificação se isto, não lhe for concedido pela ação da Graça Divina. O homem destituído da glória de Deus, sempre faz opção pela escolha errada e pratica do mal, somente pela ação sobrenatural da graça, é possível ser justificado pelo fé.