sábado, 2 de maio de 2020

Jesus em Cafarnaum


“E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali.” Mateus 4:13

A cidade marítima de Cafarnaum junto ao Mar da Galileia (também chamado Lago de Tiberíades ou Geneseré), foi a região escolhida por Jesus para exercer seu ministério. Conforme profetizou Isaias:

“Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9:1,2

Nessa região o cristianismo começou. Ali as pessoas ouviram pela primeira vez o próprio Cristo pregar o evangelho, anunciar o arrependimento e realizar milagres extraordinários. Caminhando sobre o chão daquela terra, o Mestre cumpre seu plano de salvação para a humanidade. Deus se faz carne e caminha entre os miseráveis e des-graçados deste mundo em trevas.
Mateus narra episódios que vale destacarmos:

- chamada dos primeiros discípulos;
- a frase “... pescadores de homens...” é proferida;
- o fato de deixar tudo e seguir Jesus ocorre pela primeira vez;
- o Mestre ensinou nas sinagogas (local de culto do judaísmo);
- falar nas sinagogas demonstra que ele era reconhecido como Mestre/Rabí;
- Jesus pregava, curava e expelia espíritos imundos;
- se tornou alguém conhecido. Pessoas vinham de longe para estar com ele;
- desde então uma multidão passou a segui-lo.

O pecado que reinava na morte aprisionando as pessoas, em Jesus tem a sua derrota. Pois o reinar dos céus se estabelece. Os que andavam em trevas viram em Jesus a luz, os que estavam a sombra da morte, em Jesus alcançaram vida.


Deus abençoe a todos e bom caminho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário