quarta-feira, 27 de julho de 2016

VIDA CRISTÃ E A CIÊNCIA: AS ESTRELAS CANTAM



“Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?   Jó 38:7

O livro de Jó narra um momento da vida deste homem justo, ele em tudo observava a lei e se mantinha fiel a Deus, mas de repente sem que Jó entendesse perde tudo, sua vida vira um caos.
O livro narra acontecimentos diversos trazendo um conhecido questionamento: porque o justo sofre?
Meio as indagações, no desenrolar dos fatos, Deus desafia Jó a respeito de quem é o homem para que questione Seus feitos, então Deus fala a respeito de vários acontecimentos realizados por Ele, entre eles está o verso 7 do capítulo 38, onde Deus pergunta a Jó onde estava ele “quando as estrelas da alva juntas cantavam...”
Estudiosos bíblicos datam o livro de Jó como um dos se não, o mais antigo livro da bíblia a ser escrito, esta narrativa foi feita muito antes de qualquer descoberta cientifica, nela deslumbramos a beleza maravilhosa dos feitos realizados pelas mãos de Deus, imaginar nos céus estes corpos celestes emitindo sons, o cantar das estrelas jubilando em sua criação.

Não nos esquecemos que (sendo estrelas da alva o mesmo que estrelas da manhã ou momento que antecipa o clarear do dia ) em Isaias 14:12, aparece o termo estrela da manhã onde muitos entendem ser Satanás, mas o termo aparece no singular, diferente daqui que aparece no plural, não se referindo a um ser em específico.
Destacamos também que o termo aparece em letras minúsculas, o que nos leva a entender que não se trata também da citação de Apocalipse 22:16 onde Estrela da Manhã se refere a Jesus.

Dito isto, olhando para a ciência, citamos experimentos realizados na Universidade York na Inglaterra, liderados pelo físico John Pasley, estes experimentos mostram que estrelas jovens, que ainda estão colhendo matérias ao seu redor, emitem sons quando pequenas partículas se chocam contra o plasma.
O plasma é um estado físico da matéria, este tem partículas ionizadas, ou seja carregadas positiva ou negativamente de acordo com a perda ou ganho de elétrons em um átomo.  

As estrelas cantam, ainda que em vida nunca possamos ouvi-las, contemplar a magnifica beleza criada pelos dedos de Deus e imaginar que estas cantam jubilando sua criação é sem dúvida muito belo.

"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?"

Salmos 8:3,4

Bom caminho!