quinta-feira, 1 de junho de 2017

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA?



“E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.  João 9:2,3

Nos tempos de Jesus era comum as pessoas pensarem que os pecados cometidos pelos pais recaiam sobre os filhos, o que é conhecido como maldição hereditária, algo que nesta passagem acima citada, se mostra como dúvida meio aos discípulos de Jesus.
A resposta do Mestre evidencia que maldição hereditária não existe, o fato de aquele homem nascer cego em nada se relaciona com os pecados de seus pais ou quaisquer antepassados, no curso da existência, certos acontecimentos independe de ações para que aconteçam ou não, como por exemplo nascer cego.
O mal faz parte do caminhar existencial, gostemos ou não, coisas ruins acontecem, o sol nasce para justos e injustos, a diferença está em como nos comportamos diante de situações difíceis e como passamos por elas, se tendo fé inabalável em Deus o qual fortalece o homem, ou sozinho levando a vida na força do próprio braço, buscando sempre razões e motivos para coisas que não se fundamentam na racionalidade humana.

“Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.”
Êxodo 20:5

“...que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações".
Êxodo 34:7

“O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniquidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniquidade dos pais até a terceira e quarta geração.”
Números 14:18

Nos textos acima, o castigo de Deus se estende sobre as gerações que permanecem praticando, realizando e não se arrependendo de cometer agora no decorrer de suas vidas os mesmos pecados que seus antepassados cometeram, vivendo assim eles estão desprezando a Deus. Aqueles que se arrependem são perdoados, independente dos pecados de seus pais.
Cada um responde pelos seus atos, cada pessoa dá conta de si, nunca recai sobre uma pessoa o pecado cometido por outro, cada um é responsável pela escolha de seguir pelo caminho do bem ou do mal, e responder por suas atitudes.   
Por fim, isto fica claro na leitura a seguir:

“Esta palavra do Senhor veio a mim: "Que é que vocês querem dizer quando citam este provérbio sobre Israel: ‘Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam’? "Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel. Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá. Ezequiel 18:1-4

"Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai? Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de guardar todos os meus decretos, com certeza ele viverá.
Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.
Ezequiel 18:19,20

Maldição hereditária não existe, a bíblia deixa isto claro, aqueles que acreditam nisso estão agindo fora do ensinamento bíblico, estão mentindo e enganando. São usurpadores, falando em nome de Deus, mas servindo ao mal.
Não permita ser enganado, não seja submetido à ideologia do medo, não sirva a um evangelho de sofismas, leia e estude as escrituras e seja iluminado pelo Espírito Santo para que tenha entendimento.

Deus abençoe e bom caminho!

LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário