sexta-feira, 6 de julho de 2018

Desesperança, Tristeza e Angustia



“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.


Lamentações expressa o sentimento de Jeremias diante da destruição iminente de Israel, o profeta é uma testemunha ocular dos acontecimentos históricos e lamenta o quanto idólatra foi o povo a ponto de receber o castigo.  Israel estava em desesperança, não se via saída para sua desolação, era preciso manter a esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
A desesperança é uma desilusão, é a perda da perspectiva uma vez que situações diversas conduzem a um pesar no coração, isto leva o indivíduo a uma profunda tristeza. Essa tristeza gerada pela desesperança alia-se a angústia, e estar angustiado acarreta em inquietudes na alma, pois estar angustiado é estar ansioso, preocupado, é a falta de confiança de que os planos darão certo e dúvida sobre o porvir no caminhar desta vida.
A realidade dos dias atuais produzem no indivíduo uma necessidade de atender expectativas, de ser bem sucedido, de alcançar sucesso e estabilidade em educação, saúde, emprego, entre outros, mas a realidade se mostra diferente destas perspectivas, então o sentimento de impotência e inutilidade podem tomar de assalto a pessoa, isto dependendo de como ela reage a tais circunstâncias.
É bem verdade e vale frisar que a angustia não fica apenas num sentimento, mas é psicossomática, isto se dá quando o que está na mente passa para o físico sendo comum alguém angustiado sentir aperto no peito, dificuldades para respirar puxando fundo o ar e ainda, o cérebro receber menos oxigênio e o corpo não reagir como antes aos estímulos para praticar as atividades cotidianas também se mostram comuns a quem passa por esta experiência.
Se a desesperança, tristeza e angustia permanecerem, a tendência e piorar e levar até mesmo a situações extremas por parte do indivíduo na busca de se livrar deste estado em que se encontra. É preciso buscar ajuda profissional, mas sem nunca esquecer de buscar ajuda em Deus, na meditação das escrituras e na oração intima a Cristo, Jesus é o caminho que conduz a cura da inquietude da alma, do sangrar do coração e dos laços de morte.
Aguardar em silêncio a salvação citada no texto acima não significa ficar parado esperando um milagre, milagres acontecem, mas dentro do contexto o que significa estar em silencio é aquietar a alma, descansar o coração, buscar forças no Espírito Santo para manter a esperança depositada em Deus, ele esquadrinha o coração e conhece tudo dentro de cada um, sejam sentimento, emoções, pensamentos e intenções, Deus sabe tudo e conhece muito bem, por isso “bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.”

Bom caminho!



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário