As discussões políticas ganharam proporções nunca vistas
antes no Brasil. Enfim a população se interessa por política, o que pode ser
considerado um avanço no que diz respeito a participação publica em tal questão.
Mas infelizmente a falta de conhecimento, discernimento e coerência acabam por
produzir indivíduos politizados porém incoerentes na prática de
seus princípios.
Nossa atenção se volta para aqueles que estão inseridos na
prática da fé cristã, que se denominam participantes do evangelho. Não
abordamos indivíduos que estão fora do evangelho, pois a discussão se daria em
outros termos. Trataremos aqui dos princípios de Jesus Cristo e da prática
cristã protestante embasada nas escrituras.
Partindo da ótica teológica onde as análises se fazem com
princípios hermenêuticos e o uso da exegese bíblica, entendemos que é preciso
conhecer a gênese de toda ideologia socialista/comunista e seus fundamentos . Entender como surgiram, quem são seus autores, suas
biografias e ainda, ter um razoável entendimento das questões históricas,
sociais, culturais e políticas é o ponto de partida para construção do nosso pensamento.
Buscando a mesma perspicácia que teve Tomás de Aquino no
desenvolver gnoseológico de seu pensamento onde fé e razão não se anulam (embora
haja distinção não há oposição). É nessa capacidade de análise lógica que se
pode entender que na realidade da fé cristã, há espaço para a abordagem
metodolígicas e processuais de estudo, sem sair dos trilhos da prática moral e ética que nos é proposta
enquanto caminhando neste mundo.
Assim quando se percebe cristãos com princípios socialistas
com os mais variados subterfúgios para obter complacência, soa no mínimo
incoerente. Discutir sistemas de governo capitalista ou socialista,
posicionamentos como esquerda ou direita ou ainda, se é um revolucionário em
busca de justiça social ou um conservador que apoia exploradores, discutir
esses pontos partindo de fundamentos econômicos sem antes buscar a gênese de
tais pensamentos e sem passar primeiro pelas análises e discussões nos campos tanto
históricos como filosóficos, leva o indivíduo a equívocos. Isso pode conduzir o indivíduo a negação de sua fé sem mesmo perceber que o faz. E isso se daria por falta de conhecimento,
arrogância, inocência ou vaidade? Ouseria para se sentir aceito num círculo
acadêmico e fazer parte de um grupo politicamente correto?
Em Jean-Jacques
Rousseau temos a metáfora do “Bom Selvagem.” O homem nasce essencialmente bom,
mas a sociedade o corrompe, ela transforma a bondade do homem que antes vivia
sem a interferência das sociedades. Este ser antes inocente agora está descaracterizado, é vítima de um sistema social cruel e por isso comete todo tipo de maldade. Assim a
iniciativa privada, a liberdade individual e toda classe burguesa (em seu
início foi composta por cristãos protestantes), seriam o motivo da maldade
humana e de todas as injustiças e desigualdades.
O mesmo entendimento está no materialismo histórico. Toda
construção histórica do homem e seu desenvolvimento social está nas relações
materiais e na exploração do homem pelo homem. Assim este homem em sua consciência é
determinado pelo meio em que está inserido, pela sociedade que o molda, seria uma
teia que o prende sem que este tenha meios de livra-se dela. Não é o homem
capaz de construir seu mundo, mas é construído por ele, vive como um produto e
não como alguém com capacidade de produzir. Todas as condições produtivas levam
a desigualdades e injustiças, o homem é um objeto do meio e é a condição social
e material é o que determina sua vida. Tudo se resume a dualidade oprimido opressor, luta de
classes e superestrutura. Todo o mal está no que é tangível, não existe nada
para além desta vida, deve-se então lutar para revolucionar o mundo e sendo o homem
bom, poderá viver em uma sociedade igualitária, até o grande paraíso chamado
comunismo.
Nisto Karl Marx é o grande profeta, exortando sobre o mau
trazido pela burguesia. A salvação está no socialismo que seria capaz de
conduzir ao comunismo, estado perfeito, onde a humanidade seria capaz de
promover o bem a partir de si mesma. esses pontos são muito bem explicados por Eric Voegelin. Ele expõe em suas análises, estudos e refutações ao comunismo, como essa ideologia é má.
Em muitas passagens bíblicas temos a verdade de que todo homem nasce
debaixo do pecado. Uma vez tendo desobedecido a Deus (Gn. 3), uma vez destituído
da glória de Deus (Rm. 3) o homem está inclinado para prática do mau. Não há um só que
busque o bem, o homem é incapaz de alcançar salvação a partir de si mesmo é
incapaz de promover o bem produzindo por si mesmo uma sociedade justa e com
equidade. Sempre haverá injustiças e desigualdades, sempre terão ricos e pobres,
como bem disse o Mestre Jesus em João 12.8. Jesus ensina que sempre existirão os pobres. A questão basilar aqui é estudar como a riqueza é produzida. Como pôde após a revolução
industrial ter acontecido drásticas mudanças na vida das pessoas como por exemplo, a expectativa de vida.
É verdade que o capitalismo é cruel, não é o ideal. Ele é sim
injusto e torna mais visível a desigualdade (o capitalismo não gerou a desigualdade. Ela sempre existiu no mundo caído).O capitalismo não é a solução eficaz enquanto sistema político, nem mesmo a
liberdade individual para empreender pregada pela classe burguesa é uma lógica ideal e justa. Existem oligarquias
sim, mas a causa das desigualdades não está nestes pontos e sim no homem
destituído da glória de Deus.
Isso incomodava Marx e seu amigo Engels. quem conhece
suas bibliografias, tendo discernimento, saberá que o pensamento cristão invalida
todos os ideais formulados por ambos. Pois se o homem tem sua esperança em
Deus, nele espera sua justiça, sabe que não é pela força do próprio braço que
se vive. A justiça vem de Deus. A perfeição nas relações
humanas, a equidade e justiça só estarão efetivamente presentes na eternidade com o Pai. Não existe socialismo real,
apenas ideológico. O homem não é capaz de aplicar o socialismo/comunismo na prática. A história confirma que o homem carece da Graça Divina, sem
ela existem apenas nacionalismo, autoritarismo, imperialismo, colonialismo e tantos outros ismos nos quais o homem sem
Deus vive mergulhado.
Não estenderemos este texto, outros virão se assim houver
tempo para escrevê-los e detalhar alguns pontos. Enquanto as pessoas não
entenderem que o discurso socialista é dúbio, enquanto não entenderem que pobre
não tem que obrigatoriamente ser de esquerda e que ser de direita não faz do
indivíduo apoiador de oligarquias e opressões. A bíblia ensina que
do suor do seu rosto o homem deve comer o seu pão e não esperar em projetos
sociais do governo ou qualquer tipo de assistencialismo. É preciso trabalhar e conservar
sua liberdade individual e não aceitar um governo que invada sua privacidade e
regule questões culturais, sociais entre outras. Enquanto não o indivúduo não compreender a verdade como por exemplo, a divisão estrurual do capitalismo em três tipos, o neoliberalismo que surgiu com socialistas como uma ferramenta para
manipulação da iniciativa privada, sobre a ignorância
intelectual em rotular de facistas os conservadores e enquanto as bases das ideias que muitos defendem
ficar sobre o que escutam nas universidade sem nunca buscar as fontes do que
está sendo ensinado, viveremos como quem corre atrás do vento.
Pretendemos quem sabe, lançarmos luz sobre questões
referentes ao socialismo presente no mundo, hoje muito forte e presente no
Brasil em sua vertente Fabiana, com a Revolução Cultural de Antônio Gramsci,
onde no Brasil não existe direita no poder, mas apenas socialistas Fabianos
pregando as tão bem elaboradas estratégias desenvolvidas na Escola de
Frankfurt.
Vale citar aqui para registro, a TMI (Teologia da Missão Integral). Uma
versão da Teologia da Libertação presente no meio protestante. Em outro momento poderemos trazer mais sobre este assunto.
Ficamos por aqui, muito tendo dito. Deus nos abençoe!
Anos após este texto ser escrito nasceu o livro digital: Agentes ideológicos Contra o Criacionismo. Acesse o link "livros" na página inicial e adquira. Nele aprofundamos o assunto abordado aqui.
Muito Boa essa análise. Sempre entendi que não existe a fé em Cristo misturada ao Comunismo, pois seria uma enorme contradição.
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