sábado, 2 de julho de 2016

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO



“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” Mateus 12:31

A blasfêmia é o mesmo que difamar uma divindade, amaldiçoar, lhe causar uma ofensa ou insulto. Quando Jesus trata este assunto, nos deixa claro que é imperdoável tal atitude para com o Espírito Santo. Na passagem citada acima, podemos entender de forma clara este assunto.   
Os fariseus viam Jesus realizar muitos milagres, eles procuravam acusá-lo de alguma forma, pois eles negavam a Jesus, não criam que ele é o Deus encarnado. Quando um endemoninhado cego e mudo foi totalmente curado por Cristo, de maneira que todos ficaram maravilhados, os fariseus disseram:

“... Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.” Mateus 12:24

Em seguida Jesus responde a eles:

“E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? Mateus 12:26

Cristo ensina neste momento que um reino que se levanta em guerra contra si mesmo não consegue sobreviver ou perdurar, certamente se destruirá, por isso os fariseus estavam totalmente equivocados. Jesus afirma que Ele expulsava demônios pelo poder do Espírito Santo, e se assim fazia é porque até eles era chegado o Reino dos Céus, é o poder de Deus em Cristo se manifestando ao mundo, trazendo ao homem o Reinar do Pai.
Nisto, blasfemar se configura em atribuir a Satanás os milagres realizados no poder do Espírito Santo. Os fariseus diziam que Jesus estava cheio de demônios, isto é que Lhe daria poder para seus feitos (João 10.20). O Mestre lhes ensina que blasfemar, ou seja, creditar ao diabo algo que Deus realiza, ou ainda, acreditar que a obra do Espírito Santo  na verdade é do diabo, é uma atitude sem perdão.
Eles negam a Deus quando negam Jesus. Amaldiçoam a obra do Espirito Santo, fazem pouco caso, não lhe dão o devido valor e credibilidade, nem pelo que Jesus falava e ensinava, e nem ainda pelos milagres maravilhosos que Ele realizava. Eles conscientemente amaldiçoaram a Deus.

“E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12:32-34

Bom caminho!


LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS