sexta-feira, 18 de março de 2016

PÁSCOA – MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO




O significado real da Páscoa Cristã se perde diante tanto do sincretismo quanto das adaptações as conveniências do mundo moderno. A palavra Páscoa significa passagem, é uma celebração dos hebreus pela libertação do Egito, naquela noite Deus passou pela terra do Egito poupando da praga da morte os primogênitos de todos aqueles que tinham sacrificado um cordeiro pascoal e passado o sangue nas suas portas. A partir daquele dia, a celebração da Páscoa se repete anualmente, tendo naquela época o cordeiro assado, pães ázimos e ervas amargas, assim Israel no Antigo Testamento fazia lembrança deste grande livramento. (Ex.12)
No Novo Testamento temos a morte e ressurreição de Jesus Cristo justamente nos dias de celebração da Páscoa Judaica e dos Pães Ázimos, a parte os cálculos matemáticos e discordâncias de datas e dias precisos, nos concentramos no princípio que é o fato de que Jesus foi crucificado na páscoa, ele como Cordeiro tendo o sangue posto sobre todo aquele que confessa o seu nome, e este sangue tem o poder de resgatar do pecado e da morte, livrando da servidão aquele que é alcançado pela graça. Trazendo luz ao simbolismo da páscoa no passado, celebrar a páscoa hoje significa que o Cordeiro de Deus foi imolado, Jesus Cristo sacrificado em nosso lugar para nos libertar das prisões da morte.
Voltando no tempo, a história nos mostra a comemoração a Deusa da Primavera entre alguns povos, onde celebravam a fertilidade, o renovo, tendo a lebre e os ovos coloridos como símbolos destas festas. No hemisfério norte, estas celebrações eram próximas ao dia de páscoa, então a igreja católica decide incorporar estes símbolos a páscoa cristã a fim de juntar as diferentes festas em uma única celebração.
A antiga igreja católica alcança o seu objetivo, hoje se tem a celebração da fertilidade ocorridos na primavera misturada com a celebração da páscoa que é a morte e ressurreição de Cristo, sendo totalmente opostas, geram uma confusão levando a perda do significado real da páscoa como citamos no início, os hoje coelhinhos de páscoa e seus “imprescindíveis” ovos de chocolate, tiveram origem na celebração de culto a Deusa da Primavera.

Votando a Jesus Cristo e sua morte e ressurreição, passamos pela páscoa onde Jesus é morto e chegamos ao dia em que ele ressuscita, não seria necessariamente um domingo de páscoa, mas já tendo ocorrido o fato do Cordeiro Pascoal ser imolado, agora temos Ele vencendo a morte e ressuscitando, não mais fazendo menção a morte, mas agora tendo a vitória sobre a morte como foco, o dia em que Jesus Cristo expõe ao mundo seu plano de redenção para o homem. Jesus Cristo, incontestavelmente ressuscitado, se apresentando para muitos depois de sua morte, conversando, andando, sentando e até comendo com eles, tudo isto após morrer diante de muitos não deixando dúvidas de que realmente morreu, agora vivo diante de tantos outros que com os seus olhos o puderam ver.
Mas sobre a ressurreição de Cristo, os 40 dias que se apresenta a muitos antes de ascender ao céu, o significado de sua ascensão e outros importantes acontecimentos deste período, falaremos no artigo "Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo."

Deus nos abençoe e ilumine o entendimento, bom caminho a todos!



LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS RELACIONADOS