A palavra predestinar, aparece em Romanos 8:29 e 30 e em Efésios 1:5-11. Significa determinar
anteriormente. Nisto temos calvinistas que dizem que são dois decretos de Deus,
um determinando os que serão salvos e o outro determinando os que serão
condenados ao inferno. Os arminianos já dizem que ser salvo ou condenado depende
da participação do homem no uso do seu livre arbítrio.
Ao estudar este
assunto nas escrituras a partir de algum grande teólogo da história e tomando
por base suas sistematizações, corre-se o risco de cair numa armadilha, em que se
discute sem chegar a uma real definição. Não se deve desprezar a história da igreja e aqueles homens sinceros no seu
desejo de viver Cristo, mas se agarrar a dogmas de mentes presas aos recursos
limitados do passado não faz sentido. Nosso objetivo aqui e o despir-se da ideia de querer entender este assunto, o definindo a partir de teologias sistemáticas.
Só se sabe de Deus aquilo que ele por sua
vontade decidiu revelar ao homem. Olhando para Jesus não o vemos se ocupando de explicar o fato de o Pai atrair para ele os que se salvam. Não vemos também, Jesus negando as boas novas do evangelho àqueles que não
eram alvo de sua mensagem primariamente. O homem deseja achar explicação para tudo, mas na
tentativa da teologia de explicar, acabou gerando confusão, emulação e porfia. Os cristãos disputam entre si a razão. Muitos já não abrem as escrituras e pregam Jesus,
mas se agarram em pregar sistematizações e doutrinas teológicas como se o
propósito de Deus para a humanidade estivesse encaixotado na teologia.
Jesus Cristo é
Deus, ele não tem início de dias e nem fim. Deus não esta limitado ao espaço-tempo. O tempo cronológico é para ser vivido por seres naturais. O homem está no tempo e o tempo está em Deus. Não é Deus dentro do
tempo, mas sim o tempo dentro de Deus de onde o que é tempo veio a existir. Não existe
passado ou futuro para Deus, tudo está acontecendo nele, para ele e por ele.
O fato de
entendermos Deus como onisciente não quer dizer presciência necessariamente,
sobre a qual a predestinação caminha. Deus sabe de antemão acontecimentos futuros, mas o fato de Deus saber, não faz dele autor da decisão que será tomada pelo homem. Buscar compressão sobre
predestinação é válido, mas quando se parte de Jesus. Os extremos calvinistas e arminianos são ineficazes em explicar este
assunto, eles não o define ou fecha.
Entendemos que Cristo morreu por todos, seu sacrifício não foi apenas para um número
limitado de eleitos. Entre as muitas passagens que nos servem de referência,
citamos estas abaixo:
"Isto
é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se
salvem e venham ao conhecimento da verdade.” 1Tim. 2:4
“E
ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas
também pelos de todo o mundo.” 1 João 2:2
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda
que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que
alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2
Pedro 3:9
“Mas
Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os
homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” Atos
17:30
Partindo de Jesus podemos ser cheios desta
graça, mas partindo do calvinismo, cada referência é direcionada para a
sistemática teológica que lhe serve. Se partirmos do arminianismo, também
surgirão equívocos como pensar que o homem tem parte na salvação. O arminiano acredita que o
homem pode escolher o bem em lugar do mal.
“Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Rom. 3:23
“Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9
“Porque
os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de
seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E
aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também
justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:29,30
“E
nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo
o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1.5
Partindo de um pré-conceito se pode construir base bíblica para o que quiser. Em Jesus por sua graça, somos retirados do reino do pecado e inseridos no reino dos céus.
Partindo de um pré-conceito se pode construir base bíblica para o que quiser. Em Jesus por sua graça, somos retirados do reino do pecado e inseridos no reino dos céus.
Deus abençoe e bom caminho!