terça-feira, 25 de novembro de 2014

PREDESTINAÇÃO - 1


Citamos aqui brevemente para fins de conhecimento, os Calvinistas e Arminianos, que lutam por séculos defendendo seus pontos de entendimento. Para muitos parece não haver pensamento vivo fora destas duas correntes, como se Deus estivesse realmente limitado ao que o homem sistematizou sobre Ele.

O Calvinismo diz: Deus criou o homem e de antemão escolheu (predestinou) uns para serem salvos e outros para serem condenados. Então Deus providencia a queda, providencia redenção e cumpre seu propósito. Deus vai em busca do eleito que pela Graça irresistível é remido e justificado. Deus é quem decide a quem conceder esta Graça, não há participação do homem nesse processo.
O Calvinismo apresenta cinco pontos chamados TULIP: Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação limitada, Graça irresistível e Perseverança dos santos.

A salvação é para todos os que creem e se arrependem: 1 Jo.2:2, 1Tm. 2:4, Pd. 3.9, Jo.3.16.

O Arminianismo diz: Deus criou o homem, o homem escolheu pecar, Deus providencia salvação para todos, lhes permitindo aceita-lo ou não (a predestinação reside na onisciência de Deus). Deus concede sua Graça, cabe ao homem pela fé optar em aceitá-la.
Os arminianos contestando os ensinos calvinistas, afirmavam que o homem pode sim resistir a Graça, que a expiação é para todos, que a salvação pode ser perdida e outros pontos mais que eles acreditavam. Os calvinistas então se reuniram no Sínodo de Dort onde elaboraram a TULIP como resposta a estes argumentos arminianos.

O homem não é capaz de escolher corretamente se Deus não operar em seu coração: Efésios 2:8-9, Rom. 3:23, Gal. 3:22, Fl. 2.13.

É necessário fugir dos pensamentos extremos. Partindo de Jesus Cristo em quem tudo se converge, as complexidades se desfazem. É preciso gastar tempo se relacionando com Deus e o conhecendo cada dia mais, este é o propósito (Ef.4.12.13). O homem se gasta tentando explicar questões a partir de sua visão limitada. Cria sistemas para dominar por seu intelecto o que não é capaz de alcançar.

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Rm 8:29-30

Ser predestinado, de antemão escolhido, não reside em escolher ou condenar alguns, a graça é desde sempre derramada sobre todos. O Pai não criou o homem e de acordo com os acontecimentos foi resolvendo problemas, mas em sua soberania concede ao homem percorrer os caminhos por Ele estabelecidos, a justificação, regeneração, redenção, vida pela fé... O homem está destituído, é impossível que volte para Deus se o próprio Deus assim não o fizer. Mediante a fé em Cristo é que se chega a Deus, esta fé vem do próprio Pai que a dá, não e algo que parte da criatura, mas do Criador.
Nossa jornada consiste em sermos aperfeiçoados em Jesus Cristo, passando pelos acontecimentos da existência sendo aperfeiçoados em Cristo, tendo consciência dos desígnios do Eterno para então estarmos com Ele na eternidade.

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Ef 1:5

“Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Ef 1:11

A salvação é graça de Deus mediante Jesus Cristo, o homem nada pode fazer para alcançá-la, somente o Eterno é capaz de concedê-la, conduzindo assim a eternidade aquele que a recebe. Se uns se salvam e outros não, não é o fato de a salvação não ter sido dada pela graça, pois Cristo não lança fora a nenhum que se achega a Ele. Nisto não há espaço para determinismo, somente para a onisciência que lhe permite saber tudo sobre todos de maneira atemporal. Assim em sua soberania, intervem quando como e onde quer dentro da história humana. Vejamos o episódio do endemoninhado gadareno, que mesmo não sendo judeu, ou seja, era um gentio, estava “fora dos planos” de Jesus que veio primeiro para os seus. Mas vemos Jesus indo até este gadareno, o libertando e regenerando e mandando que este anunciasse entre os seus o que havia acontecido. Se naquele momento a salvação era apenas para Judeus, por que anunciar o Reino para gentios?
Sobre uma mulher grega, sírio fenícia de nação que veio pedir que Jesus libertasse sua filha. Cristo mesmo diz “não convém tomar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos." Pela perseverança, crendo no Cristo, aquela mulhar teve seu pedido atendido. Mais uma vez Jesus faz sinais e prodígios em favor de um gentio. Jesus não rejeitou a mulher.

Citamos estes textos para que entendamos que Deus não está limitado ao nosso entendimento. Não está preso aquilo que entendemos sobre Ele, mas seus atos de justiça transcendem a consciência humana e independem dela. Falando de predestinação, o Eterno em sua soberania age conforme seu beneplácito, sobre o qual a criatura não tem do que se queixar ou contestar. Entendermos os feitos de Deus não é pré-requisito para que Ele os faça, tudo é feito como, quando e onde o Pai assim o quiser.

Entendemos que esta reflexão e apenas uma pequena fração do assunto, mas nos permite pensar em predestinação a partir das escrituras, de Jesus Cristo e dos desígnios de Deus e não de sistemas teológicos desenvolvidos pelo homem.

Deus abençoe e bom caminho!