quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O SURGIMENTO DOS NEFILINS: FRUTO DA RELAÇÃO ENTRE OS BENAI ELOHIN E BENOTE ADAM


“Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.
Então disse o Senhor: "Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos".
Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.” Gn. 6.1-4

O texto acima citato, embora nos tempos de hoje tenha estado um pouco de lado, já resultou ao longo de séculos muitas discussões quanto ao seu real significado. Neste artigo, o tema é abordado a partir de uma visão histórica, tendo como objetivo expor os pensamentos surgidos ao longo da história da igreja, ressaltando que não se trata de uma opinião sobre o tema, mas apenas um discorrer. Entendendo ser um tema extenso, serão destacados apenas alguns pontos, com suas devidas referências, a fim de colaborar na construção do pensamento daqueles que desejarem se aprofundar no assunto.

Em torno de 200 a.C. e ainda durante os primeiros séculos, rabinos e autoridades cristãs aceitavam a ideia de que os “benai elohim” (filhos de Deus) eram anjos que deixaram seu estado original, eles viram a beleza das “benote adam” (filhas dos homens) e foram dominados pelo desejo de se relacionar com elas, o fruto deste relacionamento foram os nefilins. Os nefilns eram gigantes, os homens valentes da antiguidade, heróis famosos na terra.
A fonte deste pensamento esta na leitura do livro de Enoque[i], enquanto Gêneses não detalha este episódio, Enoque o aborda em seus detalhes. Este livro foi aceito e respeitado por muitos durante anos, entre os que fizeram uso dele citamos Tertuliano[ii], ele interpretou Gêneses 6 a luz do livro de Enoque.
Santo Agostinho[iii] no uso de sua grande influência, por volta do século V, considera o então livro de Enoque como apócrifo, a partir deste momento, este livro perde seu prestigio, seu possívell valor para o cristianismo e toda a história da humanidade é enterrado e esquecido.
O que se tem a partir daí e a ideia de que os filhos de Deus são os descendentes de Sete e as filhas dos homens são a descendência de Caim, surgindo os seguintes questionamentos:
Como explicar que a relação entre seres humanos resultaria em gigantes?
Por que nasceriam homens com força descomunal?
Somente pelo fato de ímpios se relacionarem com mulheres tementes a Deus resultaria em filhos que foram considerados semideuses na antiguidade?
Porque então depois de haver esse relacionamento entre eles Deus decide acabar com todos fazendo acontecer o dilúvio?
Leia I Enoque do capitulo 7 ao 10, esta leitura acrescentará na reflexão sobre este assunto. Ressaltamos que este livro é considerado apócrifo, sua leitura é sugerida apenas para agregar conhecimento e acrescentar à ótica histórica deste artigo.  

Em Gêneses 4.19 ao 23, a bíblia cita a linhagem ímpia de Caim, a partir da linhagem destes que são os ímpios é que aparece pela primeira vez na bíblia o uso das ciências pelos homens. Se tem então as primeiras citações bíblicas sobre a música, construção de tendas, obras em cobre e ferro.
A partir da leitura de I Enoque 7 ao 10 se faz a conjectura da ideia de que os anjos caídos, em relação com estes descendentes, ensinaram toda sorte de ciências levando os ímpios a se afastarem ainda mais de Deus e viverem a bel prazer.

“Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foram criados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será no céu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestriais, os quais são nascidos na terra.” (I Enoque 15.8)

Este texto relata que os nefilins são um hibrido de seres espirituais com carnais, eles não possuiriam alma, então após a sua morte, suas carnes seriam consumidas pela terra e seus espíritos vagariam sobre a terra atormentando o homem. Estes seriam os espíritos malignos, demônios que possuem corpos, vagando e habitando em pessoas, estes seres seriam invisíveis aos homens, sempre em busca de saciar a sua necessidade de habitar corpos para então participar de afazeres nesta terra, influenciando e levando o ser humano a desgraça.
Anjos caídos que deixaram seu estado o qual foram criados viveriam numa 4° dimensão, onde se manifestam a 3° dimensão, a que vivem os seres humanos, se apresentando como seres de outros planetas, abduzindo, pessoas, lhes apresentando tecnologias super avançadas, lhes trazendo possibilidades de alterações genéticas entre outras evoluções. Muitos são os relatos de pessoas que se relacionaram com esses seres, talvez estes demônios tentem novamente reproduzir, ter filhos. Seria o caso de quando chegar o tempo onde os limites de Satanás serão tirados, ele se revele mais explicitamente alcançando por um tempo seu ávido desejo de enganar as nações?
Em Mateus 24.36-39 a bíblia relata que no final dos tempos acontecerá como nos tempos de Noé, seria esta passagem literal em seu sentido? Haveria novamente seres híbridos vivendo entre a humanidade? Seria a volta da depravação sem precedentes?
Tudo são conjecturas, este artigo não tem o objetivo de trazer conceitos que contradizem as escrituras sagradas, enquanto teólogos ou estudantes desta ciência, ou apenas mentes desejosas de aprofundar seus conhecimentos sobre muitas das discussões sobre este tema ao longo da história, entendemos válido refletir abertamente sobre este assunto sem nenhuma outra pretensão que não seja obter conhecimento histórico cristão, buscar uma visão da realidade do que foi discutido durante séculos e hoje se encontra esquecido.
Sugerimos a leitura sobre diferentes civilizações passadas, onde visitas de deuses na terra e o cataclisma diluviano são registrados e contados com suas especificações, mas falando sobre os mesmos episódios. Destacamos aqui a civilização Suméria, esta civilização existiu em torno de 5000 anos a. C. e revela um conhecimento cientifico extraordinário.  

Este tema como já dissemos é extenso, seria impossível se aprofundar nele sendo tão sucinto. Relatamos aqui apenas a ponta do iceberg, caso deseje, entre em contato, teremos prazer em esclarecer, receber críticas e construir juntos um pensamento.






[i] Considerado apócrifo, o livro de Enoque não fez parte do cânon da Bíblia judaica, não entrou na Septuaginta, como também em nunhum dos livros deuterocanônicos.
O Livro de Enoque foi considerado como Escritura na Epístola de Barnabé (16:4) e por muitos dos primeiros Padres da Igreja, como Atenágoras, Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano.
Existem referências no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, a mais notável e a da Epístola de Judas (v.4.6.14).

[ii] Tertuliano foi um pai da Igreja e bispo de Cartago, considerado e respeitado foi um grande  autor das primeiras fases do Cristianismo.

[iii] Santo Agostinho foi um importante teólogo e filósofo dos primeiros anos do cristianismo. Suas obras influenciaram consideravelmente o desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental.