quarta-feira, 13 de agosto de 2014

JESUS ENSINOU SOBRE A EXISTÊNCIA DE ANJOS DA GUARDA? (MATEUS 18.10)



Nos tempos de Jesus existia entre os judeus a crença nos anjos da guarda, como ainda existe hoje meio ao judaísmo místico (a ideia de anjos da guarda está bem difundida meio a sociedade hoje, isto por religiões diversas voltadas ao ocultismo), o que tem levado a entender de forma equivocada o que o Mestre ensinou nesta passagem.
Considerando todo o capítulo e seu contexto, entendemos que Jesus traz um ensinamento aos seus discípulos sobre humildade e o cuidado de Deus para com os que seguem Jesus, pois estes devem ser como crianças e confiar de todo coração. Quando Cristo chama uma criança e a põe no meio deles, ele a usa como exemplo para expor estes ensinamentos.
A criança chamada por Jesus representa todo aquele que se torna um seguidor Dele, “pequeninos” se aplica a todos os cristãos, então quando se fala de “seu anjo”, no verso 10, não é que exista um anjo para cada pessoa como que habitando ao lado dela em tempo integral, mas o Mestre ensina que aos anjos e dado ordem para executar um serviço de cuidado em favor dos seus, leia:

“Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?” Hb 1:14

Entendemos que os anjos são seres espirituais, habitando na dimensão sobrenatural, quando interveem no mundo físico e por que receberam de antemão uma ordem expressa por Deus. Eles executam a ordem e retornam para sua habitação, não ficam vagando nesta terra. (Lembrando que estamos delimitados ao tema proposto) Leia as passagens de Gn.18.2; Gn.19.1; Sl.91.11; Lc.1.26, Mt.28.2.

Os anjos recebem ordens para agir em favor do cristão, entendemos que esta é uma realidade incontestável na doutrina bíblica, o que é inadmissível é crer em anjo da guarda e no que esta ideia propõe. Existem seres angelicais a todo tempo indo e vindo, entrando e saindo da dimensão física, o mundo espiritual está ativo e constante no mundo físico (ainda que nos falte sensibilidade ou que esta não nos seja concedida para vermos literalmente), mas em tudo existe ordem, propósito e acima de tudo, controle absoluto de Deus.
Quantas vezes em sua vida, Deus deu ordens aos seus anjos para agir em teu favor e você não percebeu isto? Na realidade da vida diária, são muitos os perigos e possibilidades de acontecimentos diversos que nos cercam, é certo que muitas vezes nesta vida, anjos já nos serviram sem ao menos sabermos ou percebermos.
Não se deve render glórias a nenhum ser angelical, pois estes são apenas mensageiros a serviço do Eterno, que não sejam considerados mais do que realmente são, “espíritos ministradores enviados para servir os que hão de herdar a salvação.”


No próximo post iremos refletir sobre quem seriam os anjos das sete igrejas mencionados em Apocalipse.