Entende-se avivamento como um
acontecimento sobrenatural realizado por Deus quando o povo se encontra em
profundo declínio espiritual. Neste momento surgem homens que se conservam na
busca sincera por Deus e são usados como ferramentas para estes acontecimentos
emprestando sua história de vida a estes fatos.
Olhando para o Brasil que teve diferentes nações e culturas adentrando por
aqui e anunciando sua ideia construída sobre o evangelho, salta aos olhos um
tema que inspira este artigo, este tema delimita o assunto que aqui trataremos,
“Avivamentos no Brasil.” Quando a história do evangelho pelo mundo já tem seus
exemplos de grandes e genuínos avivamentos, o Brasil desperta para a
necessidade de receber uma grande onda de avivamento, um mover que mude a
história espiritual do país. Meio a este desejo e busca surge o questionamento:
Avivamentos no Brasil, acontecimentos genuínos ou jeitinhos brasileiro?
Palavras-chave:
Avivamento. Evangelho. Brasil.
INTRODUÇÃO
O evangelho chega ao Brasil trazendo as
Boas Novas do Reino com as doutrinas bíblicas fundamentadas em Cristo e juntamente
com ele, toda a cultura e costumes dos países dos distintos missionários que
consideramos grandes heróis desbravando nações desconhecidas por eles, para o
lançar da semente cristã protestante, mas, é inegável a herança cultural cristã
de outros países herdada pelo evangelho brasileiro.
No importar de invencionices evangélicas
distribuídas por todo mundo, o evangelho brasileiro dividido em diferentes
corretes denominacionais, busca um despertamento espiritual uma vez que
considera um grande esfriamento cristão no país. Esta busca não é unanimidade
entre os protestantes, não tanto pela descrença num grande acontecimento
avivado, mas por pontos de vista diferentes que cada denominação/grupo cristão
tem do que é este avivamento.
Caio Fábio, em seu livro Avivamento
Total (1992), traz uma linha de pensamento mais ortodoxa sobre este
tema quando discorre de forma expositiva o livro de Apocalipse capitulo 4,
definindo que não existe avivamento sem trono. Analisando esta exposição se
pode notar quão grande é a distância entre o despertamento espiritual que Deus
gera no homem, para o despertamento que grande parte dos evangélicos no Brasil
acreditam que seja avivamento.
O avivamento seria um momento específico
onde o Espírito se derrama sobre uma nação trazendo uma mudança irreversível?
Seria mesmo possível prever este avivamento dizendo como, quando e onde ele
acontecerá? Seria avivamento, uma busca diária de cada cristão onde se
alimentando das escrituras renova suas forças para caminhar? Poderia ser também
a comunhão dos santos compartilhando a vida cristã sendo alimentados a cada
dia? Muitas são as questões que compões este tema, observemos exemplos pelo mundo
destes grandes despertamentos, analisemos a vida de grandes nomes da história
cristã que tiveram estas experiências, aprofundemos em passagens bíblicas que
narram fatos vividos por seus personagens, então que seja feito um paralelo com
o que se tem de exemplo no Brasil, quais seriam as conclusões?
AVIVAMENTOS NA BÍBLIA E
SEUS PERSONAGENS
Temos vários exemplos na bíblia de
momentos em que Deus se derrama sobre o povo de maneira grandiosa, nestes
momentos é despertado nas pessoas o arrependimento, o desejo de mudança, o
redirecionar de seus pensamentos e caminhar, uma volta as escrituras e
cumprimentos das doutrinas e muitos outros fatos que compõe o resultado destes
despertamentos.
NO VELHO TESTAMENTO
O livro de 2 Reis capítulos 22 e 23,
narram acontecimentos do reinado de um homem chamado Josias, este homem,
segundo as escrituras, foi temente a Deus e andava em retidão seguindo os
passos do rei Davi. Em dado momento da narrativa bíblica, um sumo sacerdote
chamado Hilquias encontra o livro da lei no templo do Senhor, este livro é
levado e lido para o rei Josias pelo escrivão Safã. Ao ouvir o que dizia o
livro da lei, o rei entende que o povo estava vivendo de forma contrária ao que
era a vontade do Senhor, então movido de temor e arrependimento pediu que se
consultasse a Deus afim de que pudessem então se corrigir.
O que segue é uma grande mudança na vida
daquele povo, pela humilhação e arrependimento do rei ao ouvir a lei e
anuncia-la também ao povo, Deus concede a eles a mudança necessária. Então eles
quebram e se desfazem de tudo que era pagão e passam então a celebrar a festa
de páscoa, vivendo um grande avivamento, acontecimento este que envolveu toda a
nação.
Em Esdras capítulos 5 e 6, temos a
narrativa da reconstrução do templo por aqueles que estiveram cativos em Babilônia.
Durante os muitos acontecimentos no cativeiro, a narrativa deste artigo, se
concentra no fato de que o povo adotou o comportamento de nações pagãs, se
afastando assim dos princípios de Deus necessitando de mudança, de um arrependimento
que englobasse todo o povo.
No momento que a reconstrução é
concluída, o povo comemora a festa da pascoa sendo então purificados os
sacerdotes e levitas, assim como todo o povo que havia se apartado da imundícia
dos gentios, o que se segue é a festa dos pães asmos onde o povo festeja a
intervenção de Deus pelo povo. Este texto exemplifica um grande acontecimento,
um avivamento que teve grandes proporções trazendo de volta a obediência todo o
povo que havia se desviado.
No livro de Jonas temos a narrativa do
profeta que recebe ordem de Deus para ir a cidade de Nínive e clamar contra
ela. O profeta Jonas reluta em obedecer passando por várias experiências até
chegar no capítulo 3, onde pela segunda vez recebe a ordem e a cumpre. Quando
os habitantes da cidade ouvem a Jonas, creem em Deus se arrependem e se
humilham alcançando assim misericórdia. Mais um povo que estava vivendo em
pecado e é alcançado pela graça divina tendo um avivamento de proporções
gigantescas.
NO LIVRO DE ATOS DOS
APOSTOLOS
Após a morte e ressurreição de Cristo,
quando enfim os apóstolos começam a proclamação do evangelho dando início a
igreja primitiva, muitas são as conversões que acontecem através desta
anunciação do evangelho. Multidões de pessoas mudam seus comportamentos, se
arrependem e seguem a doutrina dos apóstolos.
Atos 2 narra a descida do Espirito Santo sobre um grande número de
pessoas, o que se segue é a edificação de uma igreja que vive tendo todas as
coisas em comum. Estes acontecimentos, durante os primeiros anos do
cristianismo configuram em um grande avivamento que tomou conta da era dos
apóstolos.
AVIVAMENTOS NA HISTÓRIA DA IGREJA E SEUS
PERSONAGENS
Jonathan Edwards (1703-1758) exerceu grande
impacto sobre as pessoas nos Estados Unidos, em 1734. Havia neste período uma
consciência da necessidade de alcançar pessoas com o evangelho e fortalecer os
já convertidos
George Whitefield (1714-1770). Ficou conhecido
como o "príncipe dos pregadores ao ar livre,’ pregou durante 35 anos na
Inglaterra e nos Estados Unidos. Através do seu
ministério aproximadamente 50
faculdades e universidades americanas foram fundadas. Na
Escócia, ele pregou para 100.000 ouvintes,
e 10.000 responderam ao apelo.
Em 1670, na Alemanha, o pastor Philip
Spener organizou reuniões para estudo bíblico e oração nas casas. Surgiram
obras sociais e um novo vigor espiritual veio sobre a igreja luterana.
Fundaram-se muitos campos missionários.
Os Morávios em 1727, começaram a buscar
ao Senhor em oração e, de repente, houve um derramar do Espírito sobre a
igreja. Havia choro, quebrantamento e manifestações até entre crianças.
João Wesley na Inglaterra foi um homem
de oração e deu ênfase ao estudo bíblico. Opôs-se ao álcool, à guerra, à
escravidão. Houve muitas conversões.
Charles G. Finney foi poderoso na
Palavra, na oração e no testemunho. Viveu nos Estados Unidos. Sob a influência
de sua pregação, igrejas foram renovadas, nasceram novas comunidades, pessoas
deixaram vícios, etc.
Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi
professor de crianças na EBD e viu muitos pais se converterem com o testemunho
dos filhos. Spurgeon foi poderoso na pregação. Sinais e prodígios eram comuns
em suas reuniões. Esse avivamento iniciou-se na Inglaterra e alcançou outros
países.
Moody viveu de 1837 a 1899, nos Estados
Unidos da América. Calcula-se que cerca de 500 mil pessoas entregaram-se a
Cristo por seu intermédio. Dedicou-se a EBD. Começou com 12 crianças e, em
poucos anos, esse número chegou a 12 mil.
William Joseph Seymour em 1905 e mais
sete pessoas reuniram-se para orar e buscar a plenitude do Espírito Santo em Los
Angeles, EUA. Os sete foram batizados no Espírito Santo com a evidência de falar
em outras línguas. Três dias depois, Seymour recebeu o mesmo batismo. As
reuniões cresceram e houve necessidade de ter um espaço maior, foi quando então
um prédio foi ocupado na Rua Azusa.
AVIVAMENTO NO BRASIL –
DÉCADAS DE 60 e 70
Houve no Brasil um movimento caracterizado
como restauração espiritual ou avivamento acompanhado de manifestações
carismáticas, muitos acreditando em um esfriamento das igrejas tradicionais, se
voltaram ao movimento pentecostal crendo que o Brasil estava recebendo um renovo.
Daí então vários grupos denominados Renovados aparecem gerando novas Igrejas
Pentecostais, como por exemplo, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil,
Convenção Batista Nacional, Igreja do Avivamento Bíblico, Igreja Metodista
Wesleyana, Igreja Cristã Maranata, e muitas outras.
No final dos anos 70 muitas igrejas
foram fundadas por brasileiros influenciados fortemente por movimentos
norte-americanos, tais como Igreja Universal do Reino de Deus, Internacional da
Graça de Deus, Comunidade Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e muitas outras
com o passar do tempo. As igrejas neopentecostais fazem uso incessante da mídia
eletrônica para divulgar seu movimento, elas funcionam como empresas e propagam
a Teologia da Prosperidade, sendo este movimento o mais crescente no Brasil.
ACONTECIMENTOS GENUINOS
OU JEITINHOS BRASILEIRO?
Diante do exposto, entende-se que
avivamentos genuínos existiram na história do cristianismo, quando esses são comparados
com movimentos avivalistas no Brasil percebe-se uma considerável diferença
entre eles. Em solo brasileiro o que se vê é uma importação de invencionices
das mais variadas, oportunismo, heresia, sincretismo e muitas outras
‘qualidades” se mostram entre os líderes
que fazem uso destas ferramentas.
Como em tudo, o Brasil se alimenta
fartamente de toda porcaria que vem de fora, principalmente se vindas dos norte
americanos, aí parece ganhar um tempero mais saboroso. Os mecanismos usados
para se encher igrejas e arrancar do fieis o máximo de dinheiro possível se
espalha por aqui, sendo reproduzidos de maneira precária, mal feita, mas
rendendo seus frutos.
Neste contexto surge a criatividade dos
líderes brasileiros que criam as mais variadas denominações, criam métodos para
se obter sucesso em diferentes áreas, com ênfase nas finanças. Surgem os astros
gospel e pregadores famosos tido como semi deuses, enchendo ginásios com suas
falácias. A massa de manobra, não só se submete, como também aparenta gostar do
espetáculo circense que é o evangelho no Brasil, alimentam dentro de si o
desejo de um dia estar no palco e não mais na plateia.
Fazendo uso de psicologias, marketing,
etc., sugestionam o povo, com boa retórica e eloquência, pregando um evangelho
de vaidades que enche o ego das multidões que debaixo do medo, sob ameaças de
rebeldia se não obedecerem, parecem descerebrados, zumbis evangélicos. Com
promessas de conquistas, vitórias, embalados pela melo do crente vingativo,
pessoas vivem um pseudo evangelho, um cristianismo sem Cristo, que cresce cada
dia mais ganhando novos adeptos anos após anos.
Seguindo assim, os que vivem nestes
movimentos acreditam que este mover deu certo, pois se espalha por toda a parte
e só faz crescer, como se fosse um grande avivamento espiritual que o Brasil
estaria a viver, mas seria isto genuíno ou seria apenas, um jeitinho brasileiro
para disfarçar a ausência do Espirito Santo neste tal movimento evangélico? O
entretenimento gospel vem suprir a falta de Cristo na igreja, e estes
entretenimentos alimentam as multidões de “convencidos” que parece nunca se
tornarem convertidos.
CONCLUSÃO
O grande espetáculo evangélico no Brasil
com seu desenfreado crescimento, é uma locomotiva sem freio descendo ladeira
abaixo, o seu fim é desastroso. O que se vê em nada se relaciona com exemplos
aqui citados de avivamentos na bíblia e na história do cristianismo, mas sim,
um jeitinho brasileiro para alimentar a arrogância dos santos gospel, e encher
seus bolsos para construir castelos nesta terra.
REFERÊNCIAS
FILHO,
Caio Fábio D´Araújo. Avivamento Total
– 9° Congresso VINDE de 1992.
CÉSAR,
Elben M. Lens. História da Evangelização do Brasil. MG Ultimato, 2000.
MARIANO,
Ricardo. Neopentecostais. São Paulo: Edições Loyola, 1999.